A bancada do Partido dos Trabalhadores, que compõem o bloco de Oposição ao Governo Municipal, composto por Caren Castencio, Flavius Dajulia, Lelinho Lopes e Marlon Monteiro, junto do articulador das demandas de Bagé em Brasília, o secretário de Gestão e Normas, Paulinho Parera, comemorou a chegada dos recursos para combater a estiagem. Após reunião com o chefe de gabinete da Defesa Civil, Wesley Felinto, os petistas conquistaram a inclusão da Rainha da Fronteira na lista das cidades contempladas com os recursos emergenciais disponibilizados pelo Governo Federal.
Segundo informações dos petistas, o governo municipal atrasou o envio da documentação para conquistar parte dos R$ 430 milhões, aproximadamente R$ 2 milhões, anunciados para conter o avanço da estiagem no Rio Grande do Sul, fazendo com que a cidade ficasse de fora do aporte da União. Após reunião da bancada, junto de Parera, no dia 6 de março, na Defesa Civil, o município teve a oficialização da inclusão.
Os recursos chegam para compra de itens para ajuda humanitária, como cestas básicas, aluguel de caminhões-pipas, combustível, entre outros.