INFRAESTRUTURA RURAL

Bancada gaúcha aprova emendas para a Rodovia Transcampesina

Projeto foi o mais votado entre as emendas eleitas

Pavimentação asfáltica, quando realizada, vai ligar os municípios pelo interior Foto: Arquivo TP

Uma pauta que mobiliza os municípios do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) há mais de 12 anos, foi eleita como emenda a receber recursos do orçamento 2025 da Bancada Gaúcha na noite de terça-feira (3), durante reunião no Congresso Nacional. Importante lembrar que desta forma, cada deputado destina da sua cota um valor para o projeto.

Além de estar entre os projetos selecionados pelo Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul  (Focem), agora no próximo ano a obra irá receber recursos da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional. “Como coordenador da bancada e deputado federal que acompanho há anos, sei a realidade e o impacto que esta obra vai ter na região, tanto para os nossos assentados, quanto os moradores deste trecho, fico extremamente feliz e emocionado com a conquista”, destaca o deputado Dionilso Marcon (PT).

O presidente do Cideja, o prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira, comemora e atribui o resultado ao trabalho realizado. “Esta é uma conquista muito grande e originária do trabalho do Cideja, um esforço que realizamos e contatos que temos junto ao governo federal e ao deputado Marcon. Estamos otimistas”, disse Volnei.

A Rota Transcampesina, com seus quase 170 km, contempla mais de 80 assentamentos da reforma agrária e é fundamental para o desenvolvimento das atividades econômicas dos municípios de Aceguá, Candiota, Herval, Hulha Negra e Pedras Altas. A região é forte na produção leiteira, de grãos e sementes e de ovinocultura e essa rodovia cumprirá um papel importante no escoamento dos produtos, reduzindo custos e também possibilitando a integração regional e sul-americana, uma vez que faz ligação com os países da fronteira, Uruguai e Argentina.

“Recuperar a possibilidade de investimentos com recursos de Fundos, em regiões descentralizadas, como o Pampa Gaúcho, só poderia ser com o presidente Lula, que está comprometido em recuperar a economia do país e que tem sensibilidade para saber sobre a realidade do povo, especialmente os mais humildes”, comentou Marcon.

O ex-presidente do Cideja, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, diz que o momento é de gratidão, originário de um esforço de várias pessoas. “Entre 160 projetos, a Transcampesina estar entre as 11 emendas e a mais votada com 18 votos é resultado de um trabalho feito, consolidação de recursos e busca da realização da obra. Agradeço a todos os envolvidos, deputados, prefeitos, vereadores, equipe do Cideja. Essa é mais uma etapa que consolida, estou muito feliz, vale a pena lutar e mostrar os projetos, agora está garantido mais de R$ 17,6 milhões”, disse Folador.

 

RELEMBRE

Em maio aconteceu o anúncio de aprovação de 15 milhões de dólares para o projeto da Rodovia Transcampesina pelo Focem. O custo total da obra é de R$ 380 milhões. E a Bancada Gaúcha, coordenada por Marcon, realizou e acompanhou diversas audiências sobre o projeto da rodovia. Desde o começo do ano, foram reuniões com os Ministérios da Fazenda, da Integração, do Planejamento e Orçamento e com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Mais recentemente, a Bancada esteve com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, que reverenciou a importância desta obra para o desenvolvimento econômico e social do pampa gaúcho.

Em junho aconteceu uma visita técnica para demarcação do trecho que irá contemplar a Rodovia Transcampesina com a presença de diversas autoridades da região.

O trajeto inicial sairia do Hospital da Colônia Nova, até as Quatro Bocas, seguindo até o Bar do Zé (Coptil), seguindo até o limite entre os municípios de Hulha Negra e Candiota, no Passo do Neto. A rodovia segue até o assentamento Oito de Agosto (Candiota) e vai até o Passo dos Carros, seguindo até o Jaguarão Chico (Pedras Altas), finalizando na ERS-608, em Herval. Ainda estava sendo discutido um trecho que vai adentrar o Uruguai, ligando a ERS-608 ao Centurion/Boti e Ruta 7.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

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