FORA DE ÉPOCA

Blocos garantiram a alegria no carnaval de Pinheiro Machado

Folia aconteceu nos últimos dias 2 e 3 de fevereiro, e contou com a fiscalização da Brigada Militar

Foram dois dias de folia na praça central da cidade Foto: Divulgação TP

O último fim de semana foi de folia em Pinheiro Machado. Nos dias 2 e 3 de fevereiro, a segunda edição do Carnaval fora de época agitou as ruas da cidade com muita alegria e descontração. O evento contou com o tradicional desfile dos blocos, trazendo as cores e a animação características dessa festa popular.

A Banda Recanto de Carnaval foi responsável por embalar as duas noites de folia com muita música e energia contagiante, proporcionando momentos inesquecíveis aos foliões presentes.

A segurança do evento foi garantida pelo efetivo da Brigada Militar, que trabalhou para manter a ordem e assegurar que todos pudessem aproveitar a festa com tranquilidade.

Ao TP, o prefeito Ronaldo Madruga avaliou a festividade como excelente. “O Carnaval Fora de Época avaliamos como excelente por dois motivos, um porque a gente consegue um número maior de efetivo da Brigada Militar e isso gera segurança dos foliões, público assistindo e reduz a violência durante o evento, não tivemos nenhum registro de violência. Adotamos isso pelo segundo ano consecutivo, e pretendemos manter dessa forma”.

Mantendo a tradição, blocos carnavalescos marcaram presença e participaram do desfile Foto: Divulgação TP

SOBRE O CARNAVAL

Carnaval é um festival do cristianismo ocidental que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma. Os principais eventos ocorrem tipicamente durante fevereiro ou início de março, durante o período historicamente conhecido como Tempo da Septuagésima (ou pré-quaresma). O Carnaval normalmente envolve uma festa pública e/ou desfile combinando alguns elementos circenses, máscaras e uma festa de rua pública. As pessoas usam trajes durante muitas dessas celebrações, permitindo-lhes perder a sua individualidade cotidiana e experimentar um sentido elevado de unidade social.

O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século 20. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Santa Cruz de Tenerife, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no Carnaval parisiense para implantar suas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook