OPORTUNIDADE

Brigada Militar de Pinheiro Machado abre vagas para nova turma do Pelotão Mirim

O projeto tem sido responsável por aproximar a entidade da comunidade

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
As inscrições podem ser feitas nos dias 1º, 2 e 3 de agosto

As inscrições podem ser feitas nos dias 1º, 2 e 3 de agosto Foto: Arquivo TP

Com o início das ativi­dades em 2016, desde então o projeto Pelo­tão Mirim vem chamando a atenção da população local. Desenvolvido pela Brigada Militar e com 48 pequenos soldados já formados, a partir desta quarta-feira, meninos e meninas nascidos em 2007 terão três dias para se inscrever e pleitear vaga na próxima turma. As inscri­ções acontecem no próprio Pelotão da BM e as aulas têm início em março de 2019.

De acordo com o comandante do 5º Pelotão de Pinheiro Machado, 1º Sar­gento Madruga, o objetivo do programa é formar mul­tiplicadores de boas atitudes, com noções de respeito, organização, patriotismo, baseadas em hierarquia e disciplina, que ajudam no desenvolvimento físico, psí­quico e moral do futuro cida­dão. Com o apoio do Poder Judiciário e de voluntários de diversos segmentos, o que se vê são crianças motivadas e encantadas com o trabalho realizado na instituição res­ponsável pelo policiamento ostensivo da cidade.

Nos encontros, que acontecem nas tardes de ter­ças e quintas-feiras, a turma recebe instruções de Ordem Unida e Civismo (1º Sgt Ma­druga); História da Brigada Militar e Cidadania (2º Sgt Seixas); Trânsito (2º Sgt da Reserva Brum); Nutrição (Fabiane Mena); Primeiros Socorros (Melissa Recalde); Saúde Física (João Luis Go­mes Jr e Lucas de Almeida) e Língua Portuguesa (Vera Reni Brum). Além disso, contam com o auxílio da psicóloga Manoela Dias.

Para a nova turma, as aulas começam efetiva­mente em março de 2019 – conforme o calendário escolar. De acordo com Madruga, ainda em novem­bro eles já são incluídos no projeto. “Nós chamados pra uma aula de apresentação, explicando as regras e as atividades que serão de­senvolvidas e eles também participam da formatura dos novos soldados. O contato com os alunos que estão saindo possibilita que eles aspirem à posição que irão ocupar dentro do Pelotão Mirim”, concluiu.

INSCRIÇÕES

SOMENTE ALUNOS NASCIDOS EM 2007
Dias:
1º, 2 e 3 de agosto
Hora: das 13h30 às 17h
Local: Pelotão da Brigada Militar
Endereço: Rua Dário Souza, nº 145
No ato da inscrição, as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis e levar Certidão de Nascimento ou RG e uma foto 3×4.

O QUE DIZEM OS VOLUNTÁRIOS

Fabiane Mena – Nutricionista
PM 1 NutriçãoDurante as aulas, que ocorrem duas vezes no mês, a profissional aborda assun­tos relaciona­dos à alimenta­ção saudável, saúde e preven­ção de doen­ças. Segundo ela, há um envolvimento bastante relevante em relação às atividades propostas – em trabalhos teóricos e práticos, incentivando o processo criativo, eles aprendem sobre nutrição e qualidade de vida. “Estou no projeto desde o começo e é muito gratificante acompanhar essas crianças e ver a evolução delas em diversos aspectos, principalmente emocional, comportamental e afetivo”, pontuou.
João Luis Gomes Jr. – Educador Físico
PM 2 - Saúde
Os encon­tros voltados para a parte física são abordados através da conscientização e da recreação. Se­gundo o professor, no projeto o alu­no é incentivado a praticar alguma atividade. “Não tra­balhamos com o desporto porque isso eles já têm na escola, o que se tenta fazer é que eles tomem gosto por uma atividade física, pensando na qualidade de vida dos cidadãos que estão se tornando. Adaptamos os testes de aptidão física e na recreação tentamos envolver habilidades de agilidade, resistência, e força – tudo pensado de modo que não fique tão maçante, com brincadei­ras para melhorar as capacidades deles”, disse.
Melissa Recalde – Técnica em Enfermagem
PM 3 Primeiros SocorrosCom vocabulário aces­sível, as aulas são preparadas pensando em possíveis casos do cotidiano das crianças. “Tento que eles imaginem uma situação para então abordar assuntos como acidentes domésticos, in­toxicação por produtos químicos, choque elétrico, desmaios, entre outros; também fixo os telefones de emergência e trabalho muito o emocional para um bom aten­dimento e acima de tudo não os colocar em risco, pois estamos tratando de crianças”, explicou. A voluntária descreveu o proje­to como encantador. “Gosto muito de ver eles querendo ajudar, participando das aulas com tanta vontade, me emociono muito quando me relatam que ajudaram outras pessoas e isso faz valer a pena cada hora dedicada a eles”.

O QUE DIZEM OS ALUNOS

PM 6 Pedro Henrique“Meu nome é Pedro Henrique Leal Lima, tenho 12 anos e par­ticipei do Pelotão Mirim no ano passado. Lá eu era o soldado Leal. Fizemos muitos amigos, aprendemos a ter disciplina, respeito, moral, pontualidade e muitas outras coisas. Tinha piscóloga, nutricionista, primeiro socorros, exercícios e brinca­deiras. Fomos a muitos passeios, desfile e também fizemos um campo no Gaya Parque. Foi muito bom aprender tudo e conhecer todos! Hoje eu não participo mais, mas ainda vou lá visitar e às vezes marcamos de jogar no ginásio com os sargentos e os amigos”.

PM 7 Bethina“Meu nome é Bethina Dias Henrique (SDM Bethina), tenho 12 anos e faço parte do 2° Pelotão Mirim da Bri­gada Militar. O Pelotão veio acrescentar muitas coisas boas na minha vida como novos aprendizados, nos ensina a respeitar, a ter dis­ciplina e saber conviver em grupo. Nos passa também como é a vida militar e o quanto ela é importante para nossa sociedade. Eu estou muito feliz por fazer parte desse projeto e com certeza os ensinamentos que estou adquirindo vou levar para o resto da minha vida”.

 

Comentários do Facebook