
Condutores são parados em barreiras e documentos e veículos analisados Foto: Silvana Antunes TP
Som alto nas ruas, excesso de velocidade e motocicletas com cano aberto levaram a uma atuação mais intensa por parte da Brigada Militar de Hulha Negra. Recentemente, ligações efetuadas ao telefone 190 da BM denunciavam irregularidades, principalmente nas vias mais centrais da cidade e solicitavam medidas por parte dos policiais.
A situação chegou ao Tribuna do Pampa por meio de um morador da área central da cidade, que após relatar o que acontecia, elogiou o trabalho dos policiais. À reportagem do TP, o comandante do grupamento de Hulha Negra, sargento Marcos Vinício Mendes de Assumpção, explicou que visando proporcionar uma maior segurança para a comunidade, mesmo com efetivo reduzido, ações foram realizadas e os problemas foram sanados. “Identificamos várias motocicletas em situação irregular e foram recolhidas. Além disso, primamos pela orientação dos condutores quanto a excesso de velocidade, sinalização de trânsito e uso do cinto de segurança”, relatou o comandante.
Ele ressaltou também o apoio fundamental da comunidade nas ações da Brigada Militar. “Agradecemos o apoio com denúncias, fator fundamental para que nosso trabalho seja mais produtivo para a população”, frisou Vinício, avaliando o trabalho realizado. “Com planejamento conseguimos autuar condutores e recolher motocicletas irregulares. Ainda apoiamos a Vigilância Sanitária nas ações de fiscalização referentes à Covid-19. Mesmo com pouco efetivo estamos conseguindo dar um retorno para Hulha Negra”, destacou.
OCORRÊNCIAS – O pequeno município de pouco mais de 6,5 mil habitantes está com atendimentos dentro da normalidade segundo o comandante local. Uma informação repassada ao TP é que os maiores registros de ocorrência estão relacionados à Maria da Penha e Abigeato. “Não temos a precisão, em números, dos índices de ocorrências policiais atendidas. Porém, podemos dizer que mesmo com poucos policiais, os índices são satisfatórios para o município”, ressaltou Vinício.
SISTEMA 190 – Questionado sobre as formas de contato com a guarnição da Brigada Militar de Hulha Negra, o comandante falou sobre um novo sistema integrado de ligações a partir de novembro. Segundo Vinício, todas as chamadas telefônicas serão redirecionadas à central em Bagé. “Como nosso efetivo é reduzido, quando há atendimento de ocorrência, não temos policiais suficientes para atendimento de novas ligações. Devido a isso, as ligações efetuadas para o 190 serão atendidas em Bagé e passadas para os policiais militares de Hulha Negra. Desta forma, toda população terá acesso a um tipo de denúncia ou solicitação”, explicou. Ligações também poderão ser efetuadas para o telefone (53) 3242-0220.