
Informe será divulgado toda a semana após a sessão ordinária Foto: Divulgação TP
Iniciou na quinta-feira (6), dia da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Hulha Negra, um novo projeto, o Informe Legislativo – um canal semanal para divulgação dos trabalhos da Câmara por meio da utilização de plataformas digitais, como Facebook, Twitter, YouTube e WhatsApp.
A primeira edição do Informe Legislativo foi realizada com o vereador e presidente da Casa, Getúlio Porto, que falou sobre a novidade, bem como sobre uma reforma que pretende fazer no prédio da Câmara e a criação de um canal de ouvidoria. “Estamos inovando com uma tecnologia mais avançada através das redes. Tanto a comunidade da sede do município como do interior, terá contato direto com o seu vereador através do formulário exclusivo, as redes”, explica.
A Ouvidoria é uma exigência do Tribunal de Contas, que visa atender o anseio e a necessidade da comunidade, uma forma do munícipe fazer sua reclamação, exigência, sugestão e pedido ao vereador. Quanto ao canal, Porto explicou que Hulha Negra está se adequando à legislação. “Foi implementada uma lei federal onde todas as Câmaras Municipais são obrigadas a ter um canal de ouvidoria instalado até o dia 17 de junho. A que não se adequar será penalizada através do seu presidente. Estamos implantando, nossos assessores fizeram um curso online e outro presencial para termos clareza do que é uma ouvidoria”, esclarece o presidente, acrescentando que a ouvidoria também é uma forma de aproximação com a comunidade e uma clareza quanto ao trabalho dos vereadores e da Casa como um todo.
O serviço deverá ocorrer por meio de dois canais de atendimentos, virtual e presencial. De acordo com o assessor parlamentar Jobert Gue Sanches, o serviço deverá ser prestado via formulário específico de contato pelo website da Câmara, chat direto no website e canal telefônico 24 horas. “O processo para o serviço está em andamento. É um canal onde será possível falar sobre diversas demandas. Uma equipe deverá fazer o trabalho de administrador e responder as demandas. Também estamos projetando uma sala para que o vereador possa atender a comunidade de forma mais expressiva. Estará em funcionamento no dia 17, prazo determinado pelo Tribunal”, esclarece o assessor.
REFORMA – Foi anunciada pelo presidente Getúlio Porto, uma reforma no plenário Hugo Canto. Segundo Porto, é necessário cuidar do patrimônio, bem público. “No plenário da Câmara é onde recebemos a comunidade, onde são realizadas as sessões legislativas e deve ser cuidado para receber nossos munícipes”, explica o presidente.
O plenário deverá receber melhorias na capacidade de som, colocação de porcelanato, cabine para transmissões das sessões. “O revestimento em madeira fiz há cerca de dez anos e o salitre das paredes já causou estragos. Percebemos essa necessidade e no direito e dever como representante da comunidade, buscamos qualidade de vida para o povo, com recursos internos da nossa verba corrente líquida. Temos os vereadores que buscam recursos com os políticos para melhorias na cidade. Estamos trabalhando em prol do nosso povo”, salienta Getúlio.
Com a reforma, as sessões legislativas ordinárias serão realizadas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), através de uma cedência por parte da Prefeitura, no mesmo dia e local, quintas-feiras, às 15h. Já o setor administrativo funciona normalmente no prédio da Câmara de Vereadores.