HABITAÇÃO

Área verde ocupada em Candiota gera debate no Legislativo

Área possui diversas moradias improvisadas Foto: J. André TP

Parte da pauta de debates dos vereadores durante a sessão ordinária da última segunda-feira (5), no Legislativo candiotense foi relacionada a ocupação de uma área verde localizada aos fundos do residencial Viver Melhor. Cabe destacar que próxima a ocupação, há uma área destinada a um loteamento, onde 89 famílias adquiriram em 2020, de forma parcelada, terrenos vendidos pela Prefeitura para que construam seus imóveis regularmente.

Cabe lembrar, que a área já passou pelo mesmo processo em janeiro deste ano, oportunidade em que inclusive foi noticiada pelo TP. Desta vez, porém, uma ordem judicial já foi expedida e confirmada ao jornal, sendo que a desocupação da área por famílias que estão no local, deve ocorrer nas próximas semanas.

Cabe destacar que por se tratar de área pública, o processo inicia após uma solicitação via justiça, por parte do proprietário – no caso a Prefeitura de Candiota – de reintegração de posse da área.

Confira os pronunciamentos e posicionamentos dos parlamentares:

DANILO GONÇALVES (PT) – O vereador falou sobre as famílias que se estabilizaram nos fundos do Viver Melhor, dizendo que muitas pessoas já construíram suas casas e que agora a justiça quer retirá-las do espaço.

MARCELO GREGÓRIO (PSDB) – Em resposta ao vereador Danilo, disse que a base do atual governo é sensível e que também fazem parte da comunidade, destacando que não se pode colocar na administração uma responsabilidade que não cabe a ela. Pois, se há uma ordem judicial, é porque a mesma partiu da justiça. Gregório destacou ainda que se deve ajudar quem realmente precisa, afirmando que muitas pessoas que estão no espaço atualmente, já foram contempladas com moradia e imóveis. Além disso, falou que é necessário fazer um profundo trabalho social e ajudar quem realmente está passando dificuldade e não possui moradia digna.

ADRIANO REVELANTE (MDB) – Disse que o governo municipal está atento a ocupação dos terrenos, concordando com o vereador Marcelo sobre a necessidade de realização do trabalho social para atender quem realmente precisa. Também falou que estão trabalhando em um projeto de 89 casas, e que é preciso ter organização, afirmando que o prefeito não vai deixar ninguém desassistido.

LUANA VAIS (PT) – Disse que concorda com os vereadores em relação às famílias que estão nos fundos do Viver Melhor, e que sabe que muitas pessoas já foram contempladas uma vez. Mas que muitos que estão ali realmente precisam, e espera que estas pessoas não percam este espaço e tenham que ir para a rua. Afirmou que o atual prefeito só conseguiu trazer os programas de habitação para o município, porque o governo Lula era comprometido com a população que hoje não há.

EXECUTIVO – O jornal entrou em contato com o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador para um posicionamento quanto a questão. Segundo o gestor, deverá haver desocupação da área. “É uma ordem judicial com prazo determinado pela justiça para desocupação por ser tratar de área verde. O que me foi passado é que após a notificação, o prazo de desocupação é de 30 dias”, disse.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook