
Cras, Conselho Tutelar e escolas participaram da caminhada Foto: Joanes Araujo/Especial TP
Como parte das ações do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente, lembrado no dia 18 de maio, a prefeitura de Hulha Negra, através das Secretarias de Educação e Cultura e Assistência Social, e Conselho Tutelar, realizaram uma caminhada pela avenida principal de Hulha Negra, a Getúlio Vargas.
O evento aconteceu na manhã de sexta-feira (17) e mobilizou alunos e professores da rede municipal, servidores municipais, o presidente do Legislativo hulhanegrense, Getúlio Porto e o vereador Jorge Coelho, o Coruja.
À tarde, a psicóloga Naiara Silva Martins, foi mediadora de uma roda de conversas com as conselheiras tutelares de Hulha Negra e as visitadoras do programa Primeira Infância Melhor – PIM Criança Feliz. O encontro aconteceu no Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
Na visão do prefeito Renato Machado, atividades como essa marcam a data porque a população ainda não tem clareza sobre o tema. Muitas pessoas ficam constrangidas em falar do assunto e em denunciar os casos: “O trabalho de divulgação, além de esclarecer a situação, faz com que as pessoas se sintam à vontade para denunciar e divulgar as notícias, e com isso leva a gente a tentar extinguir esse problema.”

A ação percorreu a avenida central do município Foto: Joanes Araujo/Especial TP
Já a coordenadora do PIM, Fátima Fabiana acrescentou que o esclarecimento é sempre a maneira mais eficaz de combater o abuso sexual contra crianças e adolescentes. “As estatísticas apontam que os abusadores são pessoas conhecidas dos abusados. O olhar dos pais, cuidadores e responsáveis, e professores deve ser atento a qualquer demonstração de situação que indique que algo não está bem. Ações como a realizada na sexta onde as escolas, Cras e Conselho tutelar vão a avenida mais importante da cidade com faixas e cartazes são de suma importância”, manifestou.
Denúncias de abusos ou maus tratos contra crianças e adolescentes podem ser encaminhadas às autoridades pelo Disque 100, o aplicativo Protege Brasil, ou diretamente no Conselho Tutelar de Hulha Negra através do telefone 3249 1321, ou no local onde o órgão funciona — rua Laudelino da Costa Medeiros, 171. A identidade do denunciante é preservada.

A ação ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes Foto: Joanes Araujo/Especial TP
SOBRE O DIA – A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
O dia é celebrado anualmente em 18 de maio. De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.
ABUSO X EXPLORAÇÃO SEXUAL – O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.