MAIO LARANJA

Caminhadas e palestras buscam coibir a violência sexual infantil na região

Municípios da região estão realizando atividades alusivas ao tema

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, e por isto o mês é denominado como Maio Laranja, para abordar e explicar sobre o assunto. Nos municípios de Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado, os Conselhos Tutelares uniram-se às Secretarias de Educação e Assistência Social, e apresentaram o tema em escolas e atividades externas.
De acordo com o site da Agência Brasil, o número de casos de abuso e exploração sexual infantil cresceu 70% na internet no primeiro quadrimestre deste ano, se comparado a 2022, sendo a maior alta desde 2020. Segundo informações do Safernet, que defende e promove os direitos humanos na internet, de 1º de janeiro até o dia 31 de abril deste ano, a organização recebeu mais de 23 mil denúncias únicas, contra 14 mil contabilizadas no mesmo período no ano passado.

No Diário Oficial da União da última sexta-feira (19), o vice-presidente da República Geraldo Alckimin, decretou a Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no âmbito do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com a finalidade de articular ações e políticas públicas relativas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
HULHA NEGRA – No município de Hulha Negra, uma caminhada de conscientização denominada como “Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”, aconteceu no último dia 18 na avenida Getúlio Vargas. A organização aconteceu pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Assistência Social, Saúde e também pelo Conselho Tutelar.

Na oportunidade, participaram do evento os alunos das escolas Monteiro Lobato, Auta Gomes e Creche Municipal Tia Elaine Bastos Oyarzabal, com o apoio da Brigada Militar. A conselheira Denise Hosel destacou a importância da atividade que auxiliou na conscientização da comunidade hulhanegrense. “Devemos sim proteger nossas crianças e adolescentes, pois o número de casos de abuso aumenta cada dia mais. A denúncia é dever de todos”, ressaltou.

O prefeito Renato Machado, falou sobre a iniciativa que chama a atenção. “A atividade estimula a conscientização e o combate às violações de direitos, além de incentivar a proximidade e identificação com a causa de proteção as crianças e adolescentes”, disse.

Em Hulha Negra, uma caminhada de conscientização juntamente com as escolas foi realizada na avenida Getúlio Vargas Foto: Joanes Araujo/Especial TP

PINHEIRO MACHADO – Uma ação do Conselho Tutelar em conjunto com o Pelotão Mirim foi realizada no município, com a distribuição de folders de conscientização pelas ruas da cidade na quinta-feira (18). Além disso, as conselheiras visitaram as escolas municipais e realizaram um bate-papo sobre abuso, violência e bullyng.

Já na sexta-feira (19), uma roda de conversa ministrada pela psicóloga Isadora Deamici da Silveira, foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. A palestra contou com a presença das coordenadoras de Vigilância em Saúde e também da Atenção Básica, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), e das professoras da rede municipal de ensino.

Além de Isadora, a assistente social do CRAS, Juacema Costa, também palestrou. “A ideia do evento foi mostrar para a comunidade que há órgãos nos municípios preocupados e interessados em cuidar dessas crianças e adolescentes”, afirmou Isadora.

O Pelotão Mirim uniu-se a causa em Pinheiro Machado e participou da distribuição de folders de conscientização pela cidade Foto: Divulgação TP

PEDRAS ALTAS – Na cidade do Castelo, aconteceu o dia D de prevenção na escola Assis Brasil, com a participação do Conselho Tutelar, Comdica e Secretarias de Assistência Social e de Educação. Segundo a conselheira Flavia Maria Souza, as atividades seguem até o final deste mês, abrangendo alunos e escolas no município. “Os alunos estão participando muito bem da atividade”, ressaltou Flavia.

Atividades serão realizadas até o final deste mês nas escolas do município de Pedras Altas Foto: Divulgação TP

DENÚNCIAS – Para denunciar qualquer caso de violência sexual infantil, é preciso procurar o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, autoridades policiais ou ligar para o Disque 100.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO

Comentários do Facebook