SEGURANÇA ALIMENTAR

Cooperativa de Candiota vai fornecer alimentos para o Caminho da Luz, via Sesc de Cachoeira do Sul

 

Dirigentes foram recebidos nesta quarta-feira (27) Foto: Divulgação TP

Na manhã desta quarta-feira (27), em meio às comemorações pelos 64 anos da instituição, o Caminho da Luz recebeu uma comitiva do Serviço Social do Comércio (SESC), de Cachoeira do Sul. A nutricionista Débora Martins, o assistente social Eduardo dos Santos e o diretor do SESC/Cachoeira do Sul, Fabio Pedroso trouxeram detalhes sobre o projeto Mesa Brasil, onde o Caminho da Luz está em processo de credenciamento.

A ideia é que a Coopampa, cooperativa de produtores rurais e agricultura familiar de Candiota, através do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, forneça alimentos para a unidade de Cachoeira do Sul – a mais próxima da região da Campanha entre as 14 existentes no Estado. A unidade de Cachoeira do Sul recebe os alimentos da cooperativa e os distribui às entidades cadastradas da região. Em Bagé, além do Caminho da Luz, a APAE também deverá receber os produtos.

Os visitantes conheceram toda a estrutura do Caminho da Luz e ficaram impressionados. “Nós atuamos dentro dos objetivos para o desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), dentro da Agenda 2030, que engloba três eixos dentro desta proposta: Fome zero e agricultura sustentável, bem como as parcerias e meios de implementação”, ressalta o presidente do Caminho da Luz, José Artur Martins Maruri dos Santos.

Além do Mesa Brasil, o SESC irá acompanhar o Caminho da Luz em outras ações, em especial em projetos educativos.

“As oficinas de geração de renda também irão envolver a questão da alimentação, o que é muito importante para nós porque também faz parte da Agenda 2030, no que se refere a trabalho decente e crescimento econômico,”, ratifica Maruri.

O Mesa Brasil Sesc é uma Rede nacional de Bancos de Alimentos que existe desde 1994 e é uma política de estado, não de governo. Sua principal atuação é no combate à fome e ao desperdício. É formada por mais de 3.000 parceiros doadores (produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade), que doam seus excedentes de produção, em condições seguras, próprios para o consumo. O programa atende prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastrada.

“Essas parcerias, que também envolvem os produtores de Candiota, são fundamentais para nós. Afinal, no caso do Caminho da Luz, nós atendemos moradores da Terra do Carvão através do convênio com a Secretaria de Saúde do município e pelo TEAcolhe RS, no caso das crianças com autismo”, reforça Maruri.

Comentários do Facebook