
Mais de 5 mil itens já foram arrecadados e começaram a ser distribuídos Foto: Léo Nunes/Especial TP
Com o início do inverno e as temperaturas cada vez mais baixas na região, a solidariedade ganha ainda mais importância. Aquela peça de roupa que está há tempos sem uso no fundo do armário de alguns, pode ser tudo o que tantos outros precisam para amenizar o frio rigoroso. Em Candiota, depois da arrecadação de mais de 5 mil peças, nesta segunda-feira (6) teve início o período da distribuição para quem necessita.
A já tradicional Campanha do Agasalho, que acontece em sua quarta edição, é uma realização do Gabinete da primeira-dama, conta com a parceria da Secretaria de Assistência e Inclusão Social e neste ano também reuniu as colaboradoras do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e agentes de saúde. Foram dois dias de arrecadação através do “Arrastão Solidário”, que passou pela sede do município, João Emílio, Vila Residencial e Vila Operária.
Para o jornal, a primeira-dama Adriana Largort contou que adaptações foram necessárias diante da pandemia do novo coronavírus. “Para que as pessoas não precisassem sair de suas casas para doar, nós mesmos fomos passando nos bairros durante dois dias. Outra coisa que precisamos fazer foi deixar todas as peças guardadas pelo período de 15 dias para só então organizar e começar a distribuir, conforme recomendação da equipe de saúde”, disse. Segundo ela, todos os colaboradores fazem uso de máscara, luvas e mantém o distanciamento apropriado.

Quem ainda quiser doar, há postos de arrecadação em diversos locais Foto: Léo Nunes/Especial TP
Desde o início da semana, além de postos fixos de arrecadação nos prédios das Secretarias e do Gabinete, o trabalho foi mais centralizado na Casa do Artesão, ao lado da Agência do Sine, na sede de Candiota. Tanto para quem for doar, quanto para quem precisa de um agasalho quentinho, o endereço pode ser o mesmo e o local fica aberto das 8h às 14h36. É recomendado que vá apenas uma pessoa por família e leve sua própria sacola/bolsa para a arrecadação – além do uso da máscara ser obrigatório. A Campanha do Agasalho vai se estender até o dia 6 de agosto.
De acordo com a primeira-dama, desde o primeiro dia de distribuição já houve bastante procura. “Esse ano, em função da pandemia, precisamos reorganizar tudo e as entregas serão disponibilizadas durante um mês inteiro para evitar aglomerações. É sempre muito significativo poder realizar a Campanha do Agasalho, temos muitas famílias que realmente precisam em nosso município eé muito gratificante poder ajudar”, finalizou Adriana.