Oficialmente a campanha visando às eleições municipais de 2016, começou às 0h desta terça-feira, 16, encerrando no dia 1º de outubro, sendo que a votação acontece no dia 2 de outubro.
A partir desta terça, conforme a lei eleitoral, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos. Os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24h. É permitida a propaganda eleitoral na internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga neste meio de comunicação, apenas em jornais e revistas impressas.Desta terça, 16, até às 22h do próximo dia 1º de outubro, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos, observados os limites e as vedações legais. No dia 26 deste mês tem início a propaganda gratuita no rádio e na televisão nas cidades onde há emissoras.
Na região de cobertura do jornal, segundo os encaminhamentos dados nas convenções municipais, serão cerca de duas dezenas de chapas disputando as prefeituras. Os números para vereadores ainda não foram oficializados. Todas as candidaturas ainda dependem de homologação da Justiça Eleitoral.
Na Capital Nacional do Carvão haverá três chapas majoritárias concorrendo. Pela coligação de situação PT, PTB, PSB e PCdoB, disputam Adriano dos Santos (PT) como candidato a prefeito e Gil Deison Pereira (PTB) como vice. Já pela aliança de oposição entre PMDB, PDT e PP, o candidato a prefeito é Gildo Feijó (PMDB) e Sandra Müller (PDT) como vice. Também pela oposição, PSDB e o PSC fecham as candidaturas com Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) como candidato a prefeito e Paulinho Correa (PSC) como vice.
HULHA NEGRA
Na Terra da Semana do Colono, também três chapas irão disputar o pleito. Pela coligação governista, PT, PSB e PCdoB dão sustentação a tentativa de reeleição do prefeito EroneLondero (PT), que tem como vice Maria Emília Canto Feijó (PSB). Pela oposição serão duas candidaturas. Uma com a aliança PP, PDT, PSC e PRB, tendo Renato Machado (PP) como candidato e prefeito e Igor Canto (PDT) como vice. E outra chapa pura do PTB, com Ester Köester como candidata a prefeito e Erni de Picolli como vice-prefeito.
PINHEIRO MACHADO
Na Terra da Ovelha, da mesma forma são três candidaturas. Pelo lado governista, apesar do PTB do prefeito Felipe estar numa aliança de oposição, concorrem pela coligação PSB, PP, PT e PRB, os vereadores Rogério Moura como candidato a prefeito e André Kisuco como vice (ambos do PSB). Outras duas chapas disputam pela oposição. PDT, PSDB e PMDB apresentam os nomes do ex-prefeito Zé Antônio (PDT) para prefeito e Jackson Cabral (PSDB) para vice. A aliança PR, PTB e Rede, vem com o advogado Leandro Soares para prefeito e Leandro Bandeira para vice (ambos do PR).
PEDRAS ALTAS
Na Cidade do Castelo, duas chapas disputam quem vai governar o município a partir do ano que vem. A governista é composta pelo PSDB, PP e PTB, tendo Silvinho Marques (PSDB) para prefeito e Lídia Soares (PP) como vice. Pela aliança de oposição estão PSB, PT, PDT e PMDB , que apresentaram Bebeto Perdomo (PSB) para prefeito e Giovanni Friedrich (PT) como vice.
ACEGUÁ
Na Princesa da Fronteira, serão quatro candidaturas. O PMDB, que governa a cidade, apresenta o nome do atual prefeito Júlio Pintos para reeleição e WillieHübert como vice. Também com chapa pura, o PSDB vem com o ex-prefeito Gehard Martens (Dr. Geraldo) para prefeito e Júlio César Monteiro (Teda) como vice. PP e DEM se uniram para apresentar Danilo Medina (PP) para prefeito e Nicolai Penner (DEM) como vice. Fechando o quatro de candidaturas, o PT vem sozinho também com Eraldo Seling (Rato) para prefeito e Jorginho Sagreira como vice.
BAGÉ
Na Rainha da Fronteira também haverá quatro chapas majoritárias, podendo haver cinco. Pelo governo, na coligação PCdoB, PT e PTdoB, o atual vice Carlos Alberto Fico (PCdoB) é o candidato a prefeito e Ruben Salazar é o vice. Pela oposição, Divaldo Lara (PTB) possui apoio de 14 legendas e tem como candidato a vice-prefeito Manoel Machado (PSDB). Também pela oposição, na Sapiran Brito (PDT) é candidato a prefeito com Cleusa Silveira (PR) como vice. Numa aliança mais a esquerda, PSOL e PSTU lançaram o nome de Francisco Estigarribia (PSOL) como prefeito, sendo que o PSTU indicará o nome a vice. Para fechar ainda á a possibilidade de um quinta candidatura, que até esta segunda-feira, 15, tinha problemas de registro, com Uidson dos Santos, o Zóinho, pelo PSL.
PIRATINI
Na Primeira Capital Farroupilha até esta segunda-feira, 15, havia dúvidas sobre quantas e quais chapas vão disputar as eleições deste ano. Certo mesmo, segundo informou ao TP o jornalista do blog Mundo Piratini, Tainã Valadão, apenas a chapa do governo estava fechada, com o atual vice-prefeito Vitor Ivan Gonçalves, o Vitão (PDT) como candidato a prefeito e o vereador Gilson Gomes (PP) como vice. Esta chapa ainda espera o apoio do PT.