DIA MUNDIAL

Campanha Junho Violeta alerta sobre as diferentes formas de violência contra a pessoa idosa

Atividade em Pinheiro Machado reuniu um grande número de idosos Foto: Divulgação

O dia 15 de junho foi marcado por ser o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas, em 2011, com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Também visando os mesmos objetivos, durante o mês de junho acontece a campanha Junho Violeta, lançada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), em parceria com a Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM/MDHC).

Em Pedras Altas encontro aconteceu no Sindicato Rural com palestras que incluiam cuidado com a saúde mental Foto: Divulgação

SOBRE A CAMPANHA

O Junho Violeta busca alertar a sociedade sobre as diversas formas de violência, que incluem agressões físicas, psicológicas, negligência, abandono e exploração financeira; promover o envelhecimento ativo, digno e seguro, garantindo respeito em todas as fases da vida; e informar a população sobre onde buscar ajuda e como denunciar qualquer suspeita de maus-tratos.
No Brasil, denúncias de violações de direitos humanos são anônimas, gratuitas e podem ser feitas através de canais oficiais, como o Disque 100: Central de atendimento dos Direitos Humanos, que funciona 24 horas por dia, Delegacias de Polícia e Ministério Público (MP).

DADOS

Em 2023, segundo o governo federal, o Disque 100 registrou 129,5 mil violações físicas contra a pessoa idosa de janeiro a maio, sendo o maior número de agressões cometidas dentro da própria casa da pessoa idosa, no seio de sua família, ocasionada por pessoas muito próximas como filhos, cônjuge, netos ou cuidadores domiciliares. No mesmo ano foram registradas 120,3 mil violações psicológicas, 37,4 mil violações de negligência e 15,2 mil registros de violações financeiras ou materiais no mesmo período, além de casos de violência patrimonial e sexual.

PEDRAS ALTAS

Na Cidade do Castelo, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Inclusão, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou um evento alusivo à campanha, voltado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa. O encontro aconteceu no Sindicato Rural e reuniu a comunidade para um momento de reflexão, informação e fortalecimento do compromisso com o respeito e a valorização da população idosa.

Na oportunidade, o psicólogo Márcio Silveira abordou o tema “Saúde Mental da Pessoa Idosa”, e da médica Raissa Vasconcelos (ESF), falou sobre “Respeito e Cuidado da Pessoa Idosa”. Além das palestras e debates, os participantes foram recepcionados com coffee-break, preparado de forma a proporcionar momentos de integração e convivência. “A ação reforçou a importância da proteção dos direitos da pessoa idosa, promovendo o debate sobre a prevenção de todas as formas de violência, negligência e discriminação. Agradecemos a presença de todos que participaram e contribuíram para o sucesso deste importante momento de conscientização. Respeitar hoje para envelhecer com dignidade amanhã”, expôs o Executivo em publicação.

PINHEIRO MACHADO

No município, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizaram no último dia 15, uma atividade especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

O encontro teve como objetivo promover a reflexão sobre a importância da proteção, do respeito e da garantia dos direitos das pessoas idosas, além de reforçar a necessidade do envolvimento de toda a sociedade no enfrentamento às diferentes formas de violência.

A programação contou com a participação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, da diretoria da Associação de Apoio aos Idosos, de Agentes Comunitários de Saúde, participantes dos grupos do CRAS e do secretário de Educação, fortalecendo o diálogo entre instituições e comunidade em torno de uma pauta de grande relevância social.

Durante a atividade, foram compartilhadas informações sobre os direitos da pessoa idosa e sobre situações que podem configurar violência, como negligência, abandono, violência psicológica, física ou financeira. O momento também proporcionou espaço para troca de experiências e reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade mais acolhedora e respeitosa.

Um dos momentos mais significativos do encontro foi a produção de mensagens escritas pelas próprias pessoas idosas direcionadas às novas gerações. As palavras deixadas pelos participantes destacaram valores como respeito, união, empatia, cuidado e valorização da família, reforçando a importância do diálogo entre diferentes gerações.

JÁ PUBLICADA NO IMPRESSO

Comentários do Facebook