EDUCAÇÃO

Campus Bagé da Unipampa realiza o evento IntraPibid

Roda de conversa entre os pibidianos e os supervisores do Programa Foto: Divulgação TP

Com o objetivo de promover a reflexão e troca de experiências da iniciação à docência, a Universidade Federal do Pampa (Uni­pampa), Campus Bagé, re­alizou, no dia 22 de maio, o IntraPibid. O evento, que contou com a temática Ser pibidian@: Partilhando ex­periências e desafios da educação pública, ocorreu no período da manhã e tarde, com palestras e rodas de conversa entre os partici­pantes.

A atividade contou com a presença de discentes que fazem parte do Progra­ma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) dos campi Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pe­drito, Jaguarão e Santana do Livramento, acompa­nhados de seus respectivos supervisores dos cursos de licenciatura. Antes da aber­tura do evento, o dia contou com uma atração musical realizada por discentes do Campus Bagé, seguindo com a palestra da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFR­GS), Maria Xavier, com a temática Formação de Professores e Metodologias de Ensino.

Em sua fala, a pro­fessora enfatizou que “com o atual momento histórico mundial e brasileiro, com as novas legislações e te­orizações, com as atuais diretrizes curriculares, com a proposta de educação integral e as políticas de inclusão, com as novas cul­turas e tecnologias e com as crianças e jovens que estão na instituição, há a necessi­dade de diálogo na escola contemporânea”.

No período da tarde, discentes participantes do Pibid da Unipampa compar­tilharam suas experiências através de relatos, além de apresentarem seus trabalhos produzidos. Ao final, partici­param de uma roda de con­versa com os supervisores do Programa Institucional da Unipampa.

Segundo coordena­dora institucional do Pibid, Patrícia Moura, eventos como o IntraPibid são im­portantes por possibilitarem a interlocução e integração entre os bolsistas dos dife­rentes núcleos de iniciação à docência. “Eles puderam conhecer o trabalho desen­volvido por outros grupos, sua forma de organização, bem como conhecer os di­ferentes contextos de reali­zação das práticas docentes nos diferentes municípios abrangidos pelo programa”, afirma a professora.

Sobre o papel do Pibid na vida acadêmica, Patrícia destaca a opor­tunidade de promover a experiência da docência desde o início do curso de graduação. “Em muitos cursos de licenciatura, o contato com a escola acaba sendo somente no final do curso, nos componentes curriculares do estágio. O Pibid possibilita este con­tato com a escola desde o início do curso”, enfatiza.

Comentários do Facebook