ELEIÇÕES 2016

Candidatos a prefeito de Hulha Negra avaliam primeiro debate

Debate teve duração de 3h seguidas

Debate teve duração de 3h seguidas Foto: J.André TP

Os três candidatos a prefeito de Hulha Negra Erone Londero (PT), Renato Machado (PP) e Ester Köester (PTB) se confrontaram em ideias na manhã de hoje (20) por cerca de 3h seguidas, durante o primeiro debate promovido pela Rádio Hulha Negra FM. A iniciativa é pioneira, pois foi a primeira vez que uma emissora da cidade transmitiu um evento desta natureza.

Ao longo de seis blocos, sendo um para apresentação dos candidatos, quatro blocos de perguntas (com temas sorteados e livres) e o último para considerações finais, Ester, Erone e Renato puderam exaustivamente falar de temas variados e expor suas propostas e posições. Na assessoria dos candidatos estavam o vereador André ‘Bexiga’ Araujo (Ester), pastor Volnei Coelho Jorge (Renato) e o presidente do PT local, Carlos Alberto Manzke (Erone).

Iniciado às 9h e encerrado às 12h, o debate parece ter agradado os três postulantes ao principal cargo do município.

Candidatos avaliaram de forma positiva o debate

Renato, Ester e Erone avaliaram de forma positiva o debate Foto: J.André TP

AVALIAÇÕES – A reportagem do Tribuna do Pampa esteve no local do debate, na sede da Rádio Hulha Negra, e logo após o término do encontro, conversou com os candidatos, que avaliaram a contenda.

Para o atual prefeito Erone Londero, que concorre a reeleição pela aliança Hulha Negra no Rumo Certo (PT, PSB e PCdoB), o debate foi tranquilo. Ele questionou um pouco seus dois oponentes no sentido de, segundo Erone, terem trazido números e dados que não condizem com a realidade. “Falaram coisas sem a mínima comprovação, mas isso faz parte. Tentei esclarecer a comunidade sobre que estamos fazendo e o que ainda falta fazer”, avalia.

A candidata e atual vice-prefeita do município, Ester Köester (PTB), disse que o debate foi em alto nível, avaliando que todos tiveram a oportunidade de colocar suas propostas e expor os problemas da cidade. “Entendemos que conseguimos ser claros em nossas ideias e que a comunidade as compreendeu”, comenta.

Já o ex-prefeito Renato Machado, que concorre a prefeito pela coligação União por Hulha Negra (PP, PDT, PSC e PRB), salientou que estava nervoso durante todo o debate, porque, conforme ele, debater Hulha Negra é algo que lhe deixa em total atenção e alerta. “Acho que o debate foi esclarecedor. Foi em alto nível e penso que em nenhum momento ofendi ninguém, assim como não me senti ofendido. Tentei ser transparente e colhi subsídios para o seguimento da campanha e dos debates”, assinalou.

Para o diretor da rádio e mediador do programa, Fabiano Leal, a avaliação foi positiva também. “Foi ótimo. Tínhamos certo receio em relação ao nível, porque há muitas coisas em jogo, porém correu tudo bem e esperamos que os próximos também se mantenham”, pondera.

OUTROS DEBATES – No próximo dia 17 de setembro, a rádio transmitirá o debate com os candidatos a vice-prefeito – Maria Emílio Canto Feijó (PSB), Igor Canto (PDT) e Erni de Picolli (PTB). O segundo e último debate com os candidatos a prefeito será no dia 29 de setembro.

Comentários do Facebook