O projeto da Prefeitura de Candiota em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que prevê a implantação de caixas d’água em 155 residências do município, já está em processo de cadastramento.
Durante esta etapa, o técnico da Funasa, Bruno Bezerra, está em Candiota realizando o levantamento de necessidade das famílias já cadastradas, enquanto a equipe da Secretaria de Assistência e Inclusão Social está fazendo o mesmo nos bairros Seival e João Emílio.
De acordo com o assistente social, Pablo Rodriguez, ainda não foram definidos os critérios de seleção das famílias, mas haverá uma lista com os contemplados e suplentes. Após reunir os beneficiados, o próximo passo será o lançamento da licitação para então dar início ao trabalho de implantação.
O objetivo do projeto é dar segurança de abastecimento de água para a comunidade visto que, apesar de o município contar com uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na Sede, podem acontecer imprevistos e serem necessárias manutenções que deixarão as casas sem o serviço temporariamente.
O projeto foi conquistado pelo Governo, por meio da Secretaria de Planejamento e sua equipe. O prefeito Adriano dos Santos destaca que esse é mais um trabalho visando o futuro. “Temos que trabalhar com ações que sanem os problemas de forma definitiva e essa ação é uma delas”, afirmou.
A secretária de Planejamento, Fernanda Santos, enfatiza que esse é um projeto completo, pois fornece toda a estrutura para os beneficiados. “Não é somente o reservatório, a família ganha toda instalação de forma gratuita”, afirmou. O projeto está orçado em mais de R$ 498 mil.