No último sábado (18), todo o país se mobilizou para o dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo a fim de imunizar crianças de 0 a 5 anos incompletos – até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Conforme divulgado pelo TP na última semana, os municípios da região de cobertura promoveram ações para receber os pequenos e vaciná-los contra ambas as doenças.
Nesta quinta-feira (23), as equipes de saúde atualizaram os números de doses aplicadas no público alvo da campanha (ver tabela) e alertaram quem ainda não compareceu às Unidades Básicas de Saúde. De acordo com a enfermeira responsável pelas imunizações em Candiota, Ariadne da Costa, houve uma grande adesão da comunidade no dia D e o índice de quase 100% foi alcançado mais rápido do que pensavam. “Candiota é um município atípico porque mantém uma estrutura descentralizada de atendimento. É um município pequeno, mas contamos com seis Unidades de Saúde, e dessas seis, quatro tem vacinador todos os dias. Então por isso que talvez Candiota se distingue dos outros – nós temos que manter uma rotina de atendimento gigante, como se fosse um município muito maior e temos essa estrutura montada”, destacou.
Em contrapartida, a responsável pelo setor de imunizações em Hulha Negra, Rosangela Araújo, disse que há uma baixa adesão da população da sede do município. “No dia D da campanha, levamos uma equipe volante e imunizamos um bom público do interior. Apesar disso, os que moram na sede têm procurado pouco a Unidade de Saúde. Faço um alerta para que os pais e responsáveis tragam seus filhos para vacinarmos”, pontuou a profissional.
Além disso, em Pinheiro Machado, 172 crianças foram vacinadas apenas no sábado. De acordo com o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, ainda é preciso aumentar os índices entre os pinheirenses. “Apesar do expressivo número de crianças vacinadas no dia D, estamos promovendo uma nova ação em parceria com as escolas de educação infantil do município para que os pais se mobilizem”, pontuou.
Esta segunda ação está marcada para a próxima segunda-feira (27), em frente ao Teatro Municipal, na Praça Angelino Goulart. Nesse dia, além das equipes de saúde à disposição para a imunização de crianças de 0 a 5 anos incompletos, das 9h às 16h, também será disponibilizado brinquedos infláveis para divertir o público infantil. O secretário alerta que é indispensável levar a carteira de vacinação. Nesta quinta-feira (23), a Vila Umbu também recebeu equipes para que a população de todas as idades pudesse ser imunizada na localidade. Além da vacina da poliomielite para o público infantil, os adultos tiveram a oportunidade de serem vacinados contra o sarampo. A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde e até o fechamento da edição o TP não havia sido comunicado sobre a adesão da comunidade.