
Ilustração
Neste sábado, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Visando a valorização e empoderamento feminino, diversas atividades costumam ser realizadas, desde ações voltadas ai cuidado pessoal e psicológico, até a transmissão de conhecimentos. Na região do TP, os municípios de Candiota e Hulha Negra prepararam atividades para esta quinta-feira (6) e sexta-feira (7).
CANDIOTA
No município será realizado o evento ação Mulher na praça central, através da Prefeitura de Candiota por meio da Secretaria da Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial, FGTAS/SINE do município e governo estadual.
Segundo a coordenadora do SINE, Adriana Langort, o evento vai ser realizado pelo FGTAS em todo o Estado, e na cidade outras atividades foram acrescentadas para tornar um evento mais amplo. “Vamos fazer um atendimento preferencial para as mulheres, tirando dúvidas e fazendo esclarecimento sobre seguro-desemprego e CTPS digital, carteira de identidade e Procon, além de uma dedicação especial para a saúde da mulher. A ação contará também com brinquedos infláveis para as crianças, exposição e vendas do artesanato local e feira das mulheres empreendedoras. Ainda, teremos o momento beleza, com autocuidado e dicas sobre cabelos e pele, cortes básicos de cabelos apenas feminino, manicure, maquiagem e skincare, além de um momento artístico, com zumba, atrações e diversas atividades”.
A secretária da Mulher, JulianaBaumhardtt, reforça o convite para a participação feminina. “Será um dia especial na praça, aberto a todas as mulheres do município, com diversos serviços. Convidamos todas para participarem desse momento de valorização, empreendedorismo, bem-estar e fortalecimento feminino”, disse ela.
HULHA NEGRA
A data também é lembrada em Hulha Negra e uma sessão de cinema e uma roda de conversa são destaques da programação. Uma sessão aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), às 18h, com um filme/curta referente à Semana da Mulher.
Ao Tribuna do Pampa, o secretário Matheus de Andrade afirmou que “a sessão de cinema vai além de uma simples exibição de filme. Ela se torna uma ferramenta poderosa de reflexão, união, empoderamento e valorização das mulheres da comunidade.”
Já nesta sexta-feira (7), a partir das 16h, acontece uma roda de conversa com mulheres microempreendedoras, através de uma iniciativa da Sala do Empreendedor e visa a valorização do empreendedorismo feminino, o fortalecimento das redes de apoio, a troca de conhecimento e capacitação, incentivo ao empoderamento, visibilidade a acesso a recursos, reflexão sobre desafios e promoção de autoconfiança. “Ela tem o potencial de impactar positivamente a autoestima das participantes e contribuir para o crescimento de seus negócios e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, falou o secretário sobre o evento alusivo às mulheres.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO