AMPLIAÇÃO NO ATENDIMENTO

Candiota inaugura o Centro de Saúde Mental no município

Local foi adaptado e está funcionando no prédio que abrigou o COE

Autoridades municipais, regionais e servidores foram os responsáveis pela inauguração do Centro Foto: Silvana Antunes TP

Nesta segunda-feira (6), o município de Candiota recebeu ainda mais reforço nos atendimentos da Secretaria de Saúde, com a inauguração do tão aguardado Centro de Saúde Mental, situado na sede do município próximo a Unidade Básica de Saúde (UBS). Um evento marcou a inauguração do espaço que contou com um expressivo público, assim como autoridades municipais e regionais.

O Centro de Saúde Mental está localizado na rua Acácio das Neves, no centro de Candiota, no prédio que também abrigou o COE durante a pandemia da Covid-19 por dois anos. Originalmente, o imóvel construído pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e repassado em comodato à Prefeitura, foi idealizado como um Centro de Eventos.
ATENDIMENTOS OFERECIDOS 
Em conversa com o secretário responsável pela pasta, Fabrício Moraes, o Bibi, ele informou que os atendimentos já irão começar nesta terça-feira (7), e os interessados devem fazer o cadastro na Secretaria durante o horário de funcionamento da Prefeitura.

Segundo Fabrício, a população candiotense será contemplada com diversos atendimentos voltados ao bem-estar físico, mas principalmente para a saúde mental e emocional. Além disso, haverá atendimento diário e individual com as três psicólogas do município, e também com o psiquiatra que no momento atende quinzenalmente, mas, de acordo com o secretário, o atendimento semanal também será buscado para o próximo mês.
Turmas de alongamento e relaxamento, oficinas terapêuticas em arte terapia, Reiki e pilates coletivo são alguns dos atendimentos oferecidos no momento. “Também vamos colocar yoga e dança, mas tudo depende dos ajustes burocráticos, mas muito em breve iremos ampliar esses atendimentos”, afirmou Fabrício, dizendo que tudo será ajustado conforme as demandas do Centro.

Local possui salas de atendimentos individuais e grupais Foto: Silvana Antunes TP

CADASTRO 

Ao ser questionado sobre o cadastramento das pessoas interessadas nos atendimentos, Fabrício disse que o cadastro poderá ser feito na Secretaria, ou também com a Coordenadora do projeto, a psicóloga Carla Aguzzi, ressaltando que haverá alguns critérios. “Os atendimentos serão agendados no próprio Centro, as inscrições para atividades coletivas serão feitas por turmas, e também teremos grupos de tabagismo e reuniões sobre dependências químicas”, destacou, informando que os atendimentos serão realizados em horário de funcionamento da Prefeitura com algumas atividades estendidas, como por exemplo, as oficinas de arte e terapia, mas tudo será amplamente divulgado pela equipe.
Além das três psicólogas, a equipe do Centro também contará com uma assistente social, quatro terapeutas reikianos, dois educadores físicos, um psiquiatra, fisioterapeuta, uma recepcionista e um estagiário. No prédio, quatro salas foram montadas para atendimento, que serão divididas entre consultório de terapia, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e uma sala coletiva.

Espaço centralizado vai proporcionar atendimentos integrados Foto: Silvana Antunes TP

INVESTIMENTO

Ao ser questionado sobre o investimento que foi feito no espaço, tendo em vista que o prédio passou por reformas e melhorias na parte interna e externa também, Bibi disse foram aplicados recursos do município e também com uma emenda do deputado federal, Márcio Biolchi (MDB). “Desde quando fechamos o Comitê de Operações Emergenciais (COE), já tínhamos o projeto em mente e então começamos a procurar recursos e tentando conversar com o Estado”, disse. O investimento é no valor aproximado de R$300 mil, com parte do caixa livre da Prefeitura. “Quero agradecer a equipe, principalmente a Carla que já tinha esse sonho, e o prefeito Luiz Carlos Folador pela confiança. Quando levei e mostrei o projeto, ele nos deu autonomia para executar.  Também quero ressaltar a equipe de planejamento, que está há meses está preparando esse espaço, e a nossa arquiteta Ariadne Leal, que nos doou o projeto e foi fundamental”, finalizou Fabrício, dando o mérito total para a sua equipe da Secretaria e agradecendo o deputado Biolchi pelo apoio.

Autoridades ressaltam a importância do novo espaço para a população

Cerimônia marcou inauguração do espaço Foto: Silvana Antunes TP

A  coordenadora do projeto e psicóloga do município, Carla Aguzzi, falou sobre a inauguração do Centro, mencionando-o como necessário, tendo em vista a saúde mental da população no pós-pandemia da Covid-19.

Em sua fala, Carla disse que o aumento de casos de suicídio se transformou em um efeito mundial após a Covid, ressaltando os sintomas como ansiedade, depressão, solidão, estresse, entre outros, que foram ocasionados por conta do isolamento social, mas também pelos lutos e inseguranças sofridas no decorrer deste período, citando também o desemprego e as condições precárias de vida. “Tornou-se necessário pensar em políticas públicas para o acolhimento da população, e o Centro de Saúde Mental irá promover ações que estimulem o auto-cuidado, através de alternativas terapêuticas multidisciplinares”, reforçou.

Autoridades e grupos municipais também participaram do evento Foto: Silvana Antunes TP

OUTRAS FALAS

A titular da 7ª Coordenadoria de Saúde, Cláudia dos Santos, disse que foi uma alegria muito grande estar participando do evento de inauguração do Centro, que irá atender a população que precisa de muita atenção após passarem pelo período de pandemia da Covid-19.
O vereador candiotense, Gildo Feijó (MDB), também participou da cerimônia e falou em nome dos vereadores e vereadoras do município. Na oportunidade, Gildo disse que o espaço é muito necessário para este pós-pandemia, pois as pessoas estão precisando muito. “É um orgulho para nós fazer parte e aprovar os projetos desse governo, que sempre visa o bem melhor da população, parabéns”, concluiu.
Ainda na cerimônia de inauguração, o atual presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Ademir Barreta, também fez o uso da palavra e agradeceu o espaço e a oportunidade de estar na comunidade de Candiota, cumprimentando os presentes. “Quando vimos esse prédio que era pouco utilizado, servindo de espaço para a campanha da Covid-19 para a comunidade, nós vimos quanto efetivamente a CRM é parceira do município de Candiota. Tão logo que chegou a solicitação do município para disponibilizarmos esse espaço físico, consultamos o nosso governador, o vice-governador e a nossa secretária de Infraestrutura, que  imediatamente autorizaram a utilização desse espaço para melhor atender a comunidade candiotense”, contou o presidente, citando que cerca de 25% da população brasileira, 25% da população gaúcha e 25% da população candiotense, utilizam a saúde mental como um suporte de vida para enfrentar os efeitos deixados pela pandemia. Baretta ainda parabenizou o prefeito Folador pela iniciativa, dizendo que ele pensa nas pessoas. “Quando perguntamos ao prefeito Folador quanto iria custar esse serviço, ele disse que não sabia, e que a única coisa que sabia é que iria fazer bem para a sua comunidade, e isso é o que conta”.
O prefeito Folador, que citou a inauguração como a realização de um sonho. “Essa é a realização de mais um dos nossos sonhos. Esse prédio abrigou o COE durante um período, e hoje iremos entregá-lo como o Centro de Saúde Mental. Teremos atendimento da nossa equipe de apoio, Pilates, oficinas… esse lugar é especial”, disse o prefeito Folador, ressaltando o agradecimento ao secretário Fabrício e toda a sua equipe. Além disso, o prefeito também destacou que o local irá receber centenas e até mesmo milhares de pessoas, e por isso, segundo ele, a ideia também é de atender pessoas dos municípios vizinhos futuramente.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO

Comentários do Facebook