O gabinete do prefeito de Candiota Adriano Castro dos Santos (PT) anunciou, na quarta-feira, 18, que o município está investindo cerca de R$ 41 mil em compra de medicamentos para Farmácia Básica Municipal e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Executivo assinou a autorização na quarta-feira.
Conforme o secretário da Saúde e vice-prefeito Gil Deison Lopes Pereira, o foco principal será os medicamentos de primeira urgência, como por exemplo, os antibióticos, anti-hipertensivos e anti-inflamatórios.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Executivo, na quinta-feira, 19, estava previsto um encaminhamento de solicitação de compra de materiais ambulatoriais, como gases, ataduras, soro e principalmente insumos para diabéticos, entre eles, as fitas de medição de glicose capilar, que faz parte de uma grande demanda da comunidade. Nesta compra, segundo o Executivo, serão investidos R$ 25 mil.
Apesar da situação delicada que o Rio Grande Sul está passando e, com isso, ocorrem os atrasos de repasses para os municípios, a cidade de Candiota está garantindo o reabastecimento da farmácia. “Queremos garantir que a população não fique sem atendimento, pois entendemos a importância destes medicamentos para a comunidade”, assegura Pereira.
A previsão é que Candiota possa oferecer os medicamentos daqui a 15 dias.