EDUCAÇÃO

Candiota recebe encontro regional de dirigentes municipais de educação

Secretária Giselma Pereira foi anfitriã no município Foto: Léo Nunes/Especial TP

A Capital do Carvão é o quarto município do Estado a receber o encontro com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que aconteceu dia 24 de setembro. Os encontros visam realizar formações para os secretários, professores, diretores e técnicos no sentido de apoiar e orientar as regionais com os municípios de sua abrangência para a implementação e orientação para a elaboração dos documentos orientadores municipais, bem como revisão dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) e regimentos escolares.

A secretária de Educação de Candiota, Giselma Pereira, destaca que “essa é uma oportunidade para que os profissionais da educação possam usufruir do “Know-how” dos palestrantes que a Undime possui e de formações mais próximas de seus territórios”. A Assudoeste é uma regional que até então não tinha tido esta formação, e que neste ano, alinhado com a Secretaria de Educação de Candiota, pode ser realizado no município.

Pela manhã foi apresentado ao público presente, o uso do Conviva, que é uma plataforma de gestão para as secretarias municipais de educação. Os municípios de Santiago e Turuçu, que são referências no Estado pelo uso da plataforma realizaram a apresentação. “É uma maneira dos municípios saberem da riqueza que é o uso dos instrumentos desta plataforma que auxilia muito bem na gestão”, relatou Giselma.

Outro assunto tratado foi referente a resolução do Ministério da Educação, emitida em dezembro de 2017, determinando que a partir de fevereiro de 2020, todos os municípios deverão organizar seus novos currículos, a partir da base nacional e do referencial gaúcho, precisando construir um novo currículo nas redes municipais.

Para tanto, ocorreu uma explanação com a pedagoga especialista em Educação Infantil e em Gestão Escolar em Neuro Ciência Cognitiva, Regina Chudo, do Paraná, que mostrou como colocar em prática o plano da base nacional em ação. “Aqui tratamos sobre o que muda na metodologia na sala de aula, a organização curricular, a organização dos espaços, onde todos deverão estar imbuídos agora nesta mudança para ajudar a melhorar a qualidade da educação”, relatou.

“Agora é trabalhar para que possamos colocar os conhecimentos adquiridos nesta formação em prática, ficando de acordo com as determinações do Ministério da Educação”, finalizou a secretária Giselma, agradecendo a parceria com a Undime e Assudoeste.

Regina Chudo falou sobre o plano da base nacional

Participaram representantes de municípios da região

Comentários do Facebook