MELHOR IDADE

Candiota sedia a primeira Conferência Regional do Idoso

Altas e Pinheiro Machado também participaram do evento

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Grupo de Idosos Mãe Cleci e comunidade local acompanharam a conferência Foto: Divulgação TP

Na última quinta-feira (14), no Centro de Eventos de Candiota, a 1ª Conferência Regional do Idoso. Para as atividades, estiveram reunidos o Conselho Muni­cipal do Idoso de Candiota (Comdepi) e os Conselhos Municipais de Pedras Altas e Pinheiro Machado.

De acordo com a co­missão organizadora, cerca de 150 pessoas participaram do encontro que discutiu te­máticas divididas em quatro eixos: direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas; edu­cação – assegurando direitos e emancipação humana; en­frentamento da violação dos Direitos Humanos da pessoa Idosa; e os Conselhos de Direito – seu papel na efeti­vação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

O evento contou com participação da palestrante Sulanita Arruda, especia­lista em Gestão de Pessoas e coordenadora do Centro de Extensão e Atenção à Terceira Idade da Univer­sidade Católica de Pelotas (UCPel). Na oportunidade, a professora falou sobre “Os desafios de envelhecer no Século XXI” e “O papel das Políticas Públicas”.

O prefeito Adriano dos Santos prestigiou a primeira edição do evento Foto: Divulgação TP

Segundo a presidente do Conselho de Direito da Pessoa Idosa de Candiota, Rosauria Grecco, as conferên­cias são instâncias máximas de discussão, definição e deliberação das prioridades para o atendimento das ne­cessidades dos idosos. “A sociedade e os governos pre­cisam encarar a realidade do envelhecimento da população e estar preparados para o fato de que, na medida em que as pessoas envelhecem, diver­sos aspectos de suas vidas são modificados – incluindo a forma de se comunicar e a necessidade da garantia de seus direitos”, disse.

Para a secretária de Saúde de Pedras Altas, Vera Teixeira, o evento oportuni­zou aos participantes expor o que de fato é necessário para viver de forma digna. “Nossa gestão respeita e valoriza a pessoa idosa, eles representam muito – não so­mente para seus familiares, mas para todo o municí­pio. Ajudaram a construir uma cidade hospitaleira que como a de Pedras Altas e hoje precisamos retribuir com políticas públicas que satisfaçam os anseios dessas pessoas”, destacou.

A realização do even­to ficou a cargo dos Conse­lhos do Idoso e contou com apoio total das Prefeituras dos três municípios partici­pantes. Prestigiaram a con­ferência o Grupo de Idosos Mãe Cleci e a comunidade local.

DELEGADOS – Além dos debates, o encontro serviu para escolha e aprovação dos delegados que repre­sentarão os municípios na Conferência Estadual em Porto Alegre, marcada para os dias 31 de maio, 1º e 2 de junho de 2019.
Candiota: Rosauria Grecco (titular pelo Poder Público); Sandriani Braga (suplente); Sônia Vargas (titular pela sociedade civil); Martha Pinho (suplente).
Pe­dras Altas: Gilaine de Matos (titular pelo Poder Público); Nóris Moreia (suplente); Valdino Colmar (titular pela sociedade civil); Vanda Dias (suplente).
Pinheiro Macha­do: Éliton Rodrigues (titular pelo Poder Púbico); Carla Trassante (titular pela socie­dade civil); sem suplentes.

Comentários do Facebook