MELHORIAS NA RODOVIA

Candiota tem prioridade para implantar controladores na BR-293

Vários acidentes já foram registrados no trevo da Vila Operária

Vários acidentes já foram registrados no trevo da Vila Operária Foto: J.André TP

O tráfego intenso de veículos na BR-293 e pouca sinalização no trecho preocupam moradores e autoridades do município de Candiota. No trevo que dá acesso ao município e a Vila Operária, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já registrou vários acidentes graves com mortes. O caso mais recente foi de uma colisão entre uma carreta, com placas de Turuçu, e uma motocicleta de Candiota. O condutor da moto ao atravessar o trevo chocou-se com os eixos da carreta. A motocicleta foi arrastada por cerca de 50 metros. Já a vítima, em estado grave, foi socorrida e levada para Bagé, mas não resistiu os ferimentos.

Após o episódio, uma petição na internet foi criada, cuja destaca que na altura do quilômetro 137, ou seja, no trevo, é um local que ocorrem muitos acidentes de trânsito, devido o intenso trânsito de veículos pesados e de pedestres que precisam acessar a Vila Operária. No site do Avazz, onde foi criada a petição, lembra, ainda, que o município não possui Plano Diretor, mas que o trecho possui características de perímetro urbano, não sendo razoável que o limite de velocidade seja o convencional.

br-293-avaazA petição de assinaturas online reitera que é fundamental que sejam instalados equipamentos de monitoramento de velocidade (lombadas eletrônicas), nos dois sentidos Bagé x Pelotas e Pelotas x Bagé, uma das medidas que poderia reduzir o índice de acidentes no local. O autor do processo online alerta que é de extrema urgência que determinada providência seja evitada e, sendo assim, evita novas tragédias. Para participar da petição é necessário acessar o link https://secure.avaaz.org/en/petition/Departamento_Nacional_de_Infraestrutura_de_Transportes_DNIT_Instale_equipamentos_de_monitoramento_de_velocidade_na_BR_29_1/?fUYjijb.

Em julho, o presidente do Legislativo candiotense, Valmir Cougo (PT) e os vereadores Gildo Feijó (PMDB), Ancelmo Camillo (PSDB) e Gilsema Pereira (PT) se reuniram em Porto Alegre, com a superintendência da PRF e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para solicitar investimentos de sinalização no local. Os parlamentares pediram a instalação de uma rótula no trevo e de lombadas eletrônicas. Além disso, os vereadores apresentaram aos órgãos, um levantamento sobre o fluxo de veículos pesados que trafegam na rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), tendo em vista que os condutores que necessitam acessar a estrada passam pelo trevo. O material foi elaborado a partir de dados fornecidos pelas maiores empresas da cidade que utilizam a rodovia.

O QUE DIZ O DNIT? Por meio de assessoria, o Dnit informou que não há previsão imediata de realização de melhorias no trevo de acesso a Candiota e nem de instalação de lombadas eletrônicas no referido segmento da rodovia. No caso dos controladores de velocidade, o Setor de Operações Rodoviárias afirma que não há previsão a curto prazo de instalação dos equipamentos, pois o contrato vigente não permite a inclusão de novos pontos. Contudo, o acesso ao município, segundo o Dnit, já foi incluído na lista de prioridades para o próximo contrato de controladores.
O Departamento informa, ainda, que atualmente estão sendo realizadas obras de manutenção da rodovia, mas em função da escassez de recursos financeiros, não há perspectiva imediata de execução de melhorias na rodovia.

REDUÇÃO DE ACIDENTES –  De acordo com dados divulgados pela coordenação geral de Operações Rodoviárias do Dnit, a redução de acidentes nas rodovias foi o principal benefício que o Plano Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade trouxe aos cidadãos brasileiros. Dados da PRF apontam que de 2010 a 2015 houve uma redução total de 30,6% de acidentes nas rodovias federais.

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