EDUCAÇÃO

Candiota vai realizar o 1° Seminário Étnico-racial

Evento contará com palestras e será aberto para escolas, associações e funcionários

Smed destaca objetivo de reflexão sobre o tema Foto: Sabrina Monteiro/Assessoria PMC

No próximo dia 11 de junho, a partir das 8h30, a Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), realizará o 1° Seminário de Educação Étnico-racial de Candiota – História e Cultura Afro-brasileira e Indígena na Capital do Carvão.

O evento está programado para acontecer no CTG Luiz Chirivino, na sede do município, e contará com a palestra ‘Aspectos Jurídicos das Leis 10.639/03 e 11.645/08’, às 9h, com o advogado e coordenador da Comissão de Igualdade Racial da OAB de Bagé, doutor Luiz Alves. Na sequência, às 10h, a professora e doutora, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, que é conselheira da Word Education Research Association (WERA), vai palestrar sobre ‘O Papel de Educares e Educadoras numa Escola Antirracista’.

Sobre a atividade, o secretário Michel Feijó, disse que o tema é de extrema importância, pois ajuda a desconstruir preconceitos e discriminação, além de valorizar a identidade cultural e promover a igualdade e justiça social. “Ao abordar este tema, as comunidades, incluindo a escolar, são incentivadas a refletir sobre a história, as culturas e as desigualdades que moldaram a sociedade, permitindo que os indivíduos se reconectem com suas raízes e construam uma sociedade mais justa e inclusiva”.

Também falando sobre o tema, a coordenadora de Educação, Suelen Funari, destacou que estão dando mais um passo na formação pedagógica dos professores e funcionários. “Este estudo permite instrumentalizar nossas equipes no combate de todas as formas de discriminação no ambiente escolar”, disse ela, informando que após o evento, que é aberto para escolas, associações e funcionários, o trabalho terá continuidade nos educandários.

Comentários do Facebook