ESPECIAL MEIO AMBIENTE

Candiotense já contabiliza 262 aves catalogadas no município

Rudimar de Matos diz ter observado um aumento populacional de espécies na região e nenhuma influência negativa das usinas termoelétricas

Imagens feitas por Rudi ocasiona a identificação das espécies para catalogação Foto: Reprodução TP

Fotografar pássaros. A atividade que iniciou de forma inesperada após o candiotense Rudimar de Matos, de 63 anos, atualmente aposentado sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e mudar a rotina em prol da saúde. Ao acrescentar a caminhada diária em sua vida, surgiu junto a observação de pássaros na cidade.

“Sempre gostei dos pássaros e por questão de saúde, passei a caminhar muito e a observar as aves. Foi uma consequência após a descoberta do site wike aves. Passei a fazer registro fotográfico e postar nesse site. Assim iniciei a catalogação e não parei mais”, contou Rudimar em entrevista ao Tribuna do Pampa.

Há 11 anos ele realiza observação e catalogação de aves. Rudimar conta que o registro acontece sempre que existe uma oportunidade em um local. “Dispomos de muito poucas áreas públicas para a observação de aves em Candiota e para buscar uma imagem e espécie nova é preciso chegar a lugares diferentes. Nestes 11 anos nunca recebi nenhum incentivo institucional. Todo o trabalho sempre foi feito com recursos próprios e uma das maiores dificuldades que encontro é a desconfiança dos proprietários em permitir que eu entre nas propriedades para observar e fotografar os pássaros”, destaca o fotógrafo.

Registros começaram após uma mudança de rotina na vida de Rudimar. Agora ele diz não conseguir mais andar
sem a sua inseparável câmera fotográfica Foto: Divulgação TP

Desde o início da observação de árvores já são 262 espécies catalogadas e postadas no wik aves somente em Candiota. Ao todo, 1.309 fotos de 315 espécies diferentes de aves fotografas por Rudimar Matos são encontradas no wike aves, sendo também de cidades como Rio Grande, São José do Norte e Torres, no Rio Grande do Sul, e Tubarão e Joinvile, em Santa Catarina, de espécies como coleiro-do-brejo, joão-tenenem, maria preta do bico azulado, Enferrujado, Andorinha Serradora, Cisne do pescoço preto, entre outros. “Está no sangue, ando sempre com a câmera fotográfica e por onde passo, tiro uma foto dos pássaros”, afirmou o candiotense, que diz não se imaginar mais sem a prática de fotografar e observar as aves. “São muitos anos de estudos e o mais empolgante e que essa atividade é um aprendizado permanente”, frisou.

Ao jornal, Rudimar lembrou das primeiras espécies catalogadas. “Fotografei um suiriri para colocar como papel de parede no computador. Então pensei em uma ave mais bonita e fui atrás de um sairá e não parei mais. Em Candiota encontramos alguma espécies com certa facilidade que são quase impossíveis de serem encontradas em outras regiões como por exemplo o arredio-do-gravata, a pomba-do-orvalho, que já trouxeram observadores de outros estados”, contou.

“Percebi um aumento populacional de aves na região”, conta Rudimar

Rudimar também possui um canal no YouTube com suas publicações sobre os pássaros Foto: Reprodução TP

O jornal também questionou Matos sobre qual sua visão acerca da fauna candiotense regional, se há alguma influência da termoeletrecidade em razão das usinas no seu habitat e desenvolvimento. O observador disse não verificar influência negativa. “Tenho estudado e acompanhado o registro das aves na região, especialmente em Candiota e nestes 11 anos, baseado no número considerável de espécies diferentes que já cataloguei com registro fotográfico (262), encontradas com muita facilidade, que se alimentam com frutas nativas como sadias e sanhaçus. Também as que se alimentam de sementes, de gramíneas ou outras vegetações como canários, coleiros, pintassilgos, cardeais. Pude observar o aumento populacional destes dois grupos e, na minha opinião, as atividades termoelétricas não afetam o comportamento alimentar e reprodutivo deste grupo de aves”, ressaltou.

No site wike aves já existem 1.309 fotos catalogadas de Rudimar, feitas em diversas cidades Foto: Divulgação TP

LIVRO – Um sonho de Rudimar de Matos é transformar é deixar a observação feita em Candiota em uma publicação impressa. Segundo ele contou ao jornal, as 262 espécies encontradas no município já fazem parte de uma publicação particular. “No passado houve um interesse do Executivo candiotense de uma parceria para essa publicação devido a importância histórica para a cidade. Estimo que essa conversa seja retomada novamente”, disse.
Fotografias feitas por Rudimar podem ser visualizadas no site https://www.wikiaves.com.br/, com todos os direitos autorais reservados.
No YouTube, Aves de Candiota, pelo link https://www.youtube.com/user/Rudimau13, também é possível acompanhar o trabalho do candiotense.

Comentários do Facebook