FOLIA 2023

Carnaval Fora de Época de Candiota leva milhares de foliões à praça central da cidade

A Capital do Carvão confimou mais uma vez o título de melhor carnaval neste estilo na região

Choko e Banda animou os foliões nas duas noites adultas Foto: J.André TP

Nos últimos dias 10, 11 e 12, Candiota ficou pequena para o público que prestigiou a retomada do Carnaval Fora de Época do município, após dois anos sem atividade por conta da pandemia da Covid-19. Os foliões puderam festejar com a banda Choko e Banda da cidade de Pelotas, além da novidade do trio elétrico do bloco Millenium.

Aproximadamente 7 mil pessoas prestigiaram o evento, segundo estimativa do 6o Regimento de Polícia Montada (6o RPMon) da
Brigada Militar de Bagé, nos três dias de festa.

Brigada Militar garantiu a segurança e nenhum incidente grave foi registrado nas duas noites de folia Foto: J.André TP

Além do reforço da BM, uma equipe particular também estava presente e garantiu a segurança dos foliões. Nenhum incidente grave foi registrado. O carnaval foi realizado pela Prefeitura de Candiota por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, com o apoio
das demais secretarias do governo local.

AVALIAÇÃO – O jornal conversou com o secretário responsável, Diego Lima, que fez uma avaliação geral do evento. “Foi um desafio,
pois já estávamos há dois anos sem esse evento e eu tive a missão de realizar um carnaval a altura que o pessoal queria e merecia. E acompanhamos pelas redes sociais, mensagens recebidas e avaliações feitas durante a festa, que os candiotenses e toda a região que se fez presente, realmente gostaram do evento”, disse Diego, citando o apoio da Brigada Militar e do Pronto Atendimento de Candiota,
afirmando que não houve registros de brigas.

Além disso, o secretário afirmou que ficou emocionado. “Eu amo o carnaval, e sempre participei dos blocos aqui de Candiota. Então confesso que me emocionei na noite de sábado, porque eu não estava acreditando que eu estava organizando o carnaval, e que eu estava por trás de tudo aquilo, foi muito gratificante.”, destacou Diego.

Ao finalizar, Diego agradeceu a sua equipe e reforçou o agradecimento às Secretaria de Obras, Finanças e Educação, pelo apoio antes e durante o evento. “Também agradeço o prefeito Folador, e o vice-prefeito Paulinho, que depositaram confiança no meu trabalho para executar o carnaval da melhor maneira possível. Me sinto feliz, pois sei que conseguimos entregar o melhor para todos”, enfatizou.

Prefeito Folador ao lado do secretário Diego e equipe abriram as duas noites de diversão Foto: J.André TP

 

Também, a reportagem falou com a rainha da Diversidade de Candiota desde 2015, Thifanny Mello (nome artístico), que retomou o seu samba no pé neste ano. Thifanny falou sobre o retorno do carnaval após dois anos de pandemia. “Candiota retomou com classe o seu carnaval. Quero agradecer mais uma vez a Secretaria de Cultura pela oportunidade de poder representar o município”, destacou a rainha, parabenizando pela organização do evento.

DJs do trio elétrico Millenium também fi zeram a festa da galera Foto: J.André TP

COMÉRCIO – Além do carnaval ser bom para quem participa, também é bom para quem é empreendedor. Em Candiota, a praça de
alimentação dos eventos é organizada e reservada somente para moradores do município, além de ser totalmente gratuita. Neste ano, mais de 20 espaços foram disponibilizados aos comerciantes locais.

Os proprietários do trailer Mungango Lanches, Jessica Pereira e Maicon Freitas, o Mugango, já participam da praça de alimentação do carnaval há quatro anos, e trabalham com lanches há pelo menos seis anos. Mugango destacou a retomada do carnaval. “A organização foi excelente, tudo ótimo! Nossas vendas também foram muito boas”, afirmou.

Comerciante local disse que as vendas foram muito boas Foto: Sabrina Monteiro/Especial TP

FOLIA GARANTIDA- Além dos blocos Millenium e 100 Pressão, quem também se divertiu foi o pessoal do bloco Quem Me Viu Mentiu, integrado pelo Clube de Mães Mãe Cleci, da Sede do município, e também pelo grupo dos idosos Saber Viver. Eles aproveitaram as duas noites de carnaval, e continuaram a festa no domingo, com a folia preparada para as crianças.

O TP conversou com o seu Vilmar Barres, que participa do grupo dos idosos. Ele falou sobre as noites da folia. “Foi tudo maravilhoso e bem organizado. Nós gaúchos improvisamos, e dançamos até rancheira no carnaval, pois o que vale é a diversão com alegria e respeito”, afirmou.

Além de seu Vilmar, conversamos com a dona Rosane Rodrigues, que também aproveitou a folia de Candiota. “Eu amei a festa, mas preciso dizer que nossa turma ajuda muito na diversão. Nós somos parceiros, e aproveitamos o máximo. Só tenho elogios”, destacou ela.

As crianças não ficaram de fora do carnaval e receberam a tarde de domingo voltada para elas, com distribuição de pipoca gratuita e pintura artística. Mais de 500 pessoas aproveitaram a tarde de folia juntamente com seus familiares e amigos.

Comentários do Facebook