Nos últimos dias 10, 11 e 12, Candiota ficou pequena para o público que prestigiou a retomada do Carnaval Fora de Época do município, após dois anos sem atividade por conta da pandemia da Covid-19. Os foliões puderam festejar com a banda Choko e Banda da cidade de Pelotas, além da novidade do trio elétrico do bloco Millenium.
Aproximadamente 7 mil pessoas prestigiaram o evento, segundo estimativa do 6o Regimento de Polícia Montada (6o RPMon) da
Brigada Militar de Bagé, nos três dias de festa.
Além do reforço da BM, uma equipe particular também estava presente e garantiu a segurança dos foliões. Nenhum incidente grave foi registrado. O carnaval foi realizado pela Prefeitura de Candiota por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, com o apoio
das demais secretarias do governo local.
AVALIAÇÃO – O jornal conversou com o secretário responsável, Diego Lima, que fez uma avaliação geral do evento. “Foi um desafio,
pois já estávamos há dois anos sem esse evento e eu tive a missão de realizar um carnaval a altura que o pessoal queria e merecia. E acompanhamos pelas redes sociais, mensagens recebidas e avaliações feitas durante a festa, que os candiotenses e toda a região que se fez presente, realmente gostaram do evento”, disse Diego, citando o apoio da Brigada Militar e do Pronto Atendimento de Candiota,
afirmando que não houve registros de brigas.
Além disso, o secretário afirmou que ficou emocionado. “Eu amo o carnaval, e sempre participei dos blocos aqui de Candiota. Então confesso que me emocionei na noite de sábado, porque eu não estava acreditando que eu estava organizando o carnaval, e que eu estava por trás de tudo aquilo, foi muito gratificante.”, destacou Diego.
Ao finalizar, Diego agradeceu a sua equipe e reforçou o agradecimento às Secretaria de Obras, Finanças e Educação, pelo apoio antes e durante o evento. “Também agradeço o prefeito Folador, e o vice-prefeito Paulinho, que depositaram confiança no meu trabalho para executar o carnaval da melhor maneira possível. Me sinto feliz, pois sei que conseguimos entregar o melhor para todos”, enfatizou.
Também, a reportagem falou com a rainha da Diversidade de Candiota desde 2015, Thifanny Mello (nome artístico), que retomou o seu samba no pé neste ano. Thifanny falou sobre o retorno do carnaval após dois anos de pandemia. “Candiota retomou com classe o seu carnaval. Quero agradecer mais uma vez a Secretaria de Cultura pela oportunidade de poder representar o município”, destacou a rainha, parabenizando pela organização do evento.
COMÉRCIO – Além do carnaval ser bom para quem participa, também é bom para quem é empreendedor. Em Candiota, a praça de
alimentação dos eventos é organizada e reservada somente para moradores do município, além de ser totalmente gratuita. Neste ano, mais de 20 espaços foram disponibilizados aos comerciantes locais.
Os proprietários do trailer Mungango Lanches, Jessica Pereira e Maicon Freitas, o Mugango, já participam da praça de alimentação do carnaval há quatro anos, e trabalham com lanches há pelo menos seis anos. Mugango destacou a retomada do carnaval. “A organização foi excelente, tudo ótimo! Nossas vendas também foram muito boas”, afirmou.
FOLIA GARANTIDA- Além dos blocos Millenium e 100 Pressão, quem também se divertiu foi o pessoal do bloco Quem Me Viu Mentiu, integrado pelo Clube de Mães Mãe Cleci, da Sede do município, e também pelo grupo dos idosos Saber Viver. Eles aproveitaram as duas noites de carnaval, e continuaram a festa no domingo, com a folia preparada para as crianças.
O TP conversou com o seu Vilmar Barres, que participa do grupo dos idosos. Ele falou sobre as noites da folia. “Foi tudo maravilhoso e bem organizado. Nós gaúchos improvisamos, e dançamos até rancheira no carnaval, pois o que vale é a diversão com alegria e respeito”, afirmou.
Além de seu Vilmar, conversamos com a dona Rosane Rodrigues, que também aproveitou a folia de Candiota. “Eu amei a festa, mas preciso dizer que nossa turma ajuda muito na diversão. Nós somos parceiros, e aproveitamos o máximo. Só tenho elogios”, destacou ela.
As crianças não ficaram de fora do carnaval e receberam a tarde de domingo voltada para elas, com distribuição de pipoca gratuita e pintura artística. Mais de 500 pessoas aproveitaram a tarde de folia juntamente com seus familiares e amigos.