Na sexta-feira, 1º de julho, em Candiota, aconteceu mais uma ação da operação Acinser com a finalidade de fiscalizar estabelecimentos comerciais, como fábricas de lingüiça, açougues e restaurantes, para determinar a origem dos produtos de animais e combater a receptação.
Os agentes fiscalizaram seis estabelecimentos do município e encontraram algumas irregularidades, como carnes em freezer que foram desligados e outros com falta de higiene, produtos estes que são fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o que não possui em Candiota.
De acordo com a coordenação da operação, foram apreendidos 9,200 quilos de charque, em Seival, e 36 quilos de carne bovina e aves, na sede do município, impróprias para o consumo. Os agentes afirmam que nas próximas operações, a falta do SIM vai acarretar em graves prejuízos aos comerciantes. Os órgãos fiscalizadores alertam que o comércio das cidades de Candiota, Hulha Negra e Aceguá não podem adquirir produtos com o SIM de fora, pois será apreendido o produto e o estabelecimento multado.
Participaram da ação a Polícia Civil, Cartório de Combate ao Abigeato de Bagé, Patrulha Rural da Brigada Militar, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).