PANDEMIA

Casos de coronavírus aumentam na região e mantêm autoridades de saúde em alerta

Uso de máscara continua obrigatório e o distanciamento social ainda é considerada a melhor forma de evitar a disseminação do vírus Foto: Divulgação TP

Segundo dados do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (3), o Brasil contabilizou mais 1.349 mortes pelo novo coronavírus – novo recorde de notificação em 24 horas e elevando o total de óbitos a 32.548 no país. Também foram registrados 28.633 novos casos confirmados da Covid-19. Até o fechamento da edição, na tarde desta quinta-feira (4), a pasta não havia divulgado atualização desses números. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a curva de contaminação do vírus continua em crescimento acentuado nas Américas e que é cedo para in­terromper as quarentenas.

No Rio Grande do Sul, a última atualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta para 258 óbitos pela doença e 10.398 casos confirmados – 7.897 desses já são considera­dos pacientes recuperados da Covid-19. Até o momento, o vírus já chegou em 62% dos municípios gaúchos. Na região de cobertura do TP impresso, Candiota, Hulha Negra e Pedras Altas ainda não contabilizam casos confirmados.

BAGÉ De acordo com a última atualização, na quarta-feira (3) a Rainha da Fronteira apontou seis novos casos de Covid-19 – saltando de 65 para 71 casos confirmados da doença. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Bagé, os novos casos foram detectados através de testes rápidos em uma empresa particu­lar na área da saúde.Ainda segun­do o boletim epidemiológico, os 71 pacientes já estão recuperados e ainda há 30 suspeitos da doen­ça, que aguardam resultado de exames. No total, foram coletadas 1.731 amostras e 1.626 testaram negativo.

 

CANDIOTA A Prefeitura de Candiota divulgou nesta quinta­-feira (4), um novo boletim epi­demiológico sobre a situação da pandemia no município. O documento mostra, comparado ao anterior, que subiu de 15 para 16 o número de testes rápidos negativos. Assim, o número de casos suspeitos de Covid-19 que era três baixou para dois – que estão em isolamento domiciliar e aguardam o prazo ideal desde apresentação dos primeiros sin­tomas para serem submetidos ao teste rápido, conforme protocolo. Também em relação ao último boletim, houve diminuição de 23 para 13 as pessoas monitoradas. O município possui um caso con­firmado, que foi de uma moradora da cidade que retornou de viagem e foi internada em Pelotas e que já está recuperada da doença.

HULHA NEGRA O município segue sem registros de casos suspeitos ou confirmados da doença. O comércio continua em funcionamento com horários normais, porém seguindo as me­didas sanitárias impostas pelos governos estadual e municipal – disponibilizando álcool em gel, distanciamento entre clientes e uso obrigatório de máscaras.

PEDRAS ALTAS No final da tarde de quarta-feira (3), a Prefei­tura de Pedras Altas, através da Secretaria de Saúde e do Comitê de Prevenção ao Coronavírus, divulgou um novo boletim in­formativo. Segundo consta, duas pessoas estão sendo monitoradas na cidade – o que lá equivale a dois casos suspeitos da doença. De acordo com a titular da pasta, Maira Latorres, eles estão em isolamento domiciliar e o teste será realizado conforme o protocolo do Ministério da Saúde, ou seja, no décimo dia a partir dos primeiros sintomas. O boletim é uma atuali­zação do dia anterior, que apontava um caso em monitoramento e um descartado.

PINHEIRO MACHADO De acordo com o último boletim epidemiológico, o município de Pinheiro Machado conta com três confirmações de casos de Covid-19 – a doença causada pelo novo coronavírus. Dois desses pacientes já cumpriram os 14 dias de isolamento domiciliar, foram liberados pelas equipes de saúde e são considerados recuperados.

O terceiro paciente foi submetido a um teste rápido com resultado positivo e agora encontra-se em regime de isolamento domiciliar com acompanhamento diário da Secretaria de Saúde e Ação So­cial. Conforme informado, os três pacientes são oriundos de outro estado, residem no município de Pinheiro Machado e prestam ser­viços para uma empresa privada. Nesta quinta-feira (4), um novo boletim apontou três casos suspei­tos da doença e os resultados dos exames laboratoriais ainda não haviam sido divulgados. Outros seis pacientes estão sendo monito­rados por apresentarem sintomas gripais e/ou respiratórios e 48 já foram liberados.

Nesta semana, a Prefeitu­ra de Pinheiro Machado retomou as barreiras sanitárias nos dois tre­vos de acesso à sede do município. Das 7h às 17h, os integrantes do 25º Grupo de Artilharia de Campa­nha de Bagé realizam abordagem e desinfecção de veículos leves e pesados. A ação foi motivada principalmente pelo aumento da movimentação para saque do au­xílio emergencial na agência da Caixa Econômica Federal (CEF) – referência também para os mu­nicípios de Candiota, Pedras Altas e Piratini.

Pinheiro Machado retomou as barreiras sanitárias nesta semana Foto: Douglas Spencer/Especial TP

PIRATINI Conforme informa­do pela Rádio Nativa FM nesta terça-feira (2), três funcionários do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini testaram positivo para corona­vírus. Eles não apresentaram nenhum sintoma e novas amostras foram coletadas para submissão dos exames PCR – mais com­pletos – que darão um veredicto sobre a presença da doença. Se­gundo consta, 20 testes rápidos foram realizados por sorteio com funcionários do hospital. O trio e pessoas de seu convívio já estão em isolamento até o resultado definitivo.

Segundo o último bole­tim epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgado nesta segun­da-feira (1º de junho), Piratini possui quatro casos confirmados de coronavírus e dois destes já são considerados recuperados. Um quinto caso aguarda o resultado dos exames, enquanto quatro pes­soas possuem sintomas respirató­rios e estão sob acompanhamento.

Comentários do Facebook