CAVALO CRIOULO

Cavalo de Buenos Aires vence Exposição Passaporte de Candiota

Prova foi realizada pela primeira no município na Cabanha Beribá Foto: Maurício Vinhas/Especial

Candiota abriu sua participação na agenda dos Passaportes com força internacional. Em seu melhor momento, o cavalo adulto Ponteiro da Vendramin, de propriedade de Vidal Bada Vazquez, da Agropecuária Vidal, de Buenos Aires, capital argentina, venceu a disputa realizada na sede da Cabanha Beribá, com direito à vista para as paisagens do Pampa Gaúcho e muita emoção neste domingo (16).

O melhor exemplar da terceira etapa da Exposição Passaporte de Outono 2025 é filho de AS Malke Sedutor TE e Patricia do Itapororó. O macho gateado que já tem passagem pelas pistas da raça também foi o Grande Campeão escolhido pelo jurado Leonardo Alberton Ardenghy. “É um cavalo sério, muito completo, de rara correção de linha, equilibrado e muito bem enquadrado na raça. É um exemplar de exceção”, destacou. A avaliação dos 45 animais marcados e seis incentivos da etapa contou com o olhar atento da auxiliar Amanda Azambuja e a supervisão técnica do inspetor Thiago Andreolla Persici.

A vitória levou o tratador Rogério Nunes às lágrimas logo após a prova. Fruto da abnegação e dedicação diária de quem sabe o custo que é viver o cavalo, ele enalteceu a conquista. “É um sonho que custa a se realizar. A gente levanta e dorme com o ele. Chegar a esse grau mais alto e consagrar um cavalo muito elogiado é um sonho”, disse.

Mas o time da Agropecuária Vidal sabe que a conquista deste final de semana abre a possibilidade de disputas maiores pela frente. Ponteiro da Vendramin integra o time de oito equinos classificados em Candiota para a grande Final da Morfologia do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a Expointer 2025. “A maior gratificação é estar no palco maior. O mérito é dele, um cavalo excepcional com linhas diferentes”, declarou o tratador que já prepara as malas para desembarcar em Esteio.

A Grande Campeã da etapa Candiota foi Baioneta Mapocho TE, da Cabanha Mapocho, de Pelotas. A potranca menor é filha de Chamamé Nochero e Xispa Mapocho. A colorada bragada foi classificada como um exemplar completo. “Tem boa linha de cima, bons aprumos, muito boa cabeça. Está enquadrada no que se busca da raça e ainda tem bastante a evoluir”, sinalizou o jurado.

A prova deste final de semana, organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) de Candiota e Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), teve transmissão pelo Youtube e narração do inspetor Alexandre Suñe, que retorna às atividades junto à raça.

Como já é costume, a família Betiollo abriu as portas da Cabanha Beribá para receber os visitantes e amantes do cavalo com excelência. Presidente do Núcleo e proprietária da estância, Lucel Jussara Betiollo agradeceu a presença de criadores, tratadores, imprensa e amigos. “Sempre recebemos a Credenciadora e, neste ano, sediamos um Passaporte. Ficamos muito satisfeitos de receber criadores que contribuem com animais maravilhosos. Nos sentimos orgulhosos e isso mostra que estamos no caminho certo e realizando um trabalho para perpetuar a raça por muitos anos”, salientou.

A posição de Lucel foi compartilhada por seu marido, o empresário rural, criador e ex-prefeito de Pinheiro Machado, Carlos Betiollo. “O cavalo trouxe muitos benefícios para a nossa família, do ponto de vista financeiro e de relacionamento com as pessoas”, admitiu o proprietário da Beribá que também atua com agricultura e pecuária.

INCENTIVO

Na prova Incentivo, realizada no sábado (15), entre as fêmeas se sagrou campeã a potranca colorada Del Salto Canhada, de Delmar Salton Júnior, da Cabanha del Salto, de Bagé. O animal carrega o sangue de Guanabara João de Barro e FAT Diretriz e destacou-se pela boa linha de cima e forro muscular. Venceu, segundo o jurado Leonardo Alberton Ardenghy, por ter melhor cabeça do que suas concorrentes de fila.

Nos machos, a vitória veio para AM Urco, de Ana Maria Bastos Giudice, da Cabanha São Bibiano, de Uruguaiana. O exemplar tem como pais Basco Dicho Campero TE e AM Lamparina. “É um potrilho muito equilibrado. Optamos por ele por sua qualidade de frente e por sua angulação de garupa”, justificou Ardenghy.

PRÓXIMAS ETAPAS

As etapas da Morfologia de outono seguem no próximo final de semana em Caçapava do Sul (RS), com provas entre 21 e 23 de arço. O mês de abril reúne mais cinco etapas agendadas para Carazinho/RS (3/4), Campo Grande/MS (3/4), Guarapuava/PR (11/4), Pato Branco/PR (25/04), Esteio/RS (28/4) e Uberaba/MG (29/4).

Comentários do Facebook