
Termo de adesão ao programa foi assinado durante a Fejupa Foto: Divulgação TP
Quatro alunos do Ensino Médio de Pedras Altas, habilitados e classificados para receber a Bolsa Juventude Rural assinaram durante a Festa Julina de Pedras Altas, a Fejupa, o termo de adesão ao programa. O ato contou com a participação do chefe do escritório da Emater, Sérgio Madruga Furtado, secretaria de Educação Cilene Tardiz, coordenadora de Educação, Graça Nobre e familiares dos jovens.
A adesão foi possível através do apoio do responsável pela regional da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Sul, João Carlos Soares Caldeira. O projeto está ocorrendo pela primeira vez no município após 18 anos de emancipação.
Conforme o Executivo, cada aluno irá receber uma bolsa mensal no valor de R$ 200, durante dez meses. O programa é promovido pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Essa política é destinada a estudantes do segundo e terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais ou de instituições sem fins lucrativos.
Para o prefeito Bebeto Perdomo, “esse programa gera oportunidades aos jovens, ajudando-os a permanecerem nas propriedades rurais do município”.
Os candidatos foram classificados por meio da renda apresentada na Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), conforme previsto no edital do programa. Para concorrer ao Bolsa Juventude Rural, os estudantes precisaram se enquadrar em requisitos como ter entre 15 e 29 anos, ter DAP ativa e baixa renda bruta familiar.
ALUNOS SELECIONADOS
Sidiane Farias Gonçalves – Cerro do Baú
Alice Mendes Caraballo – Assentamento da Reforma Agrária Bom Viver
Crintian Silva Weege – Lagões – São Diogo
Jamile dos Santos Demboski – Assentamento da Reforma Agrária Bom Viver