TRÊS DÉCADAS

Centro de Reabilitação e Apoio comemora seus 30 anos com atividades na sede de Candiota

Evento reuniu alunos assistidos pela instituição, escolas e autoridades municipais

Na tarde de quarta-feira (24), o Centro de Reabilitação e Apoio (CRA) comemorou seus 30 anos de trabalho com atividades na sede do município de Candiota. O evento reuniu crianças, jovens e adultos da instituição,  turmas escolares, autoridades municipais e população.

O prefeito Luiz Carlos Folador, falou que o momento é muito especial, pois há 30 anos as equipes se dedicam e realizam um trabalho excelente.  “Temos um projeto que é o CRA na sede do município no prédio do antigo clube, que estamos recuperando. A previsão de entrega da primeira etapa é para o mês de julho, sendo que o espaço também tem condições de ser ampliado, pois também queremos atender crianças dos outros municípios vizinhos”, informou Folador, destacando o trabalho realizado pela diretora, Fabiana Viero e pelo secretário de Educação, Michel Feijó. Ele também agradeceu a presença das escolas no evento.

Já o secretário Michel, falou sobre a importância do Centro para todas as crianças do município, não só da rede municipal como também da rede estadual de ensino. “E o CRA já não é mais do município, ele presta atendimento para crianças de Hulha Negra, sendo que Pedras Altas e Pinheiro Machado estão na espera para também receber atendimento. Ficamos muito felizes e desejamos vida longa”, expressou Michel.

Em conversa com a fisioterapeuta e diretora do CRA desde 2010, Fabiana Viero, ela informou que atualmente estão atendendo em torno de 150 crianças, mas que esse número é muito variável em razão que muitas famílias chegam na cidade e vão embora com bastante frequência. Somente em 2023, o número de assistidos chegou a 250, entre avaliações e atendimentos efetivos, sendo de Candiota e Hulha Negra.

Muitas pessoas prestigiaram a comemoração Foto: Silvana Antunes TP

“Para mim como pessoa, esses 30 anos são uma realização e crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Eu sempre gostei de trabalhar com crianças, tanto que comecei a fazer faculdade na área da educação e depois fui para a fisioterapia. Quando entrei no município pelo concurso, pensei que iria atender tudo o que viesse pela frente na Saúde, porque geralmente é o local em que esse tipo de profissional atende”, relembrou ela, contando que se deparou com o centro especializado e começou a atender, no início sem especialização  para trabalhar com crianças,  apenas com o conhecimento geral da fisioterapia,  mas depois foi se aprofundando.

Ainda, Fabiana disse que a vantagem de trabalhar no CRA é ter contato com a Saúde e a Educação, pois a criança é uma só e não tem como separar áreas específicas do crescimento.  “Então, na verdade, isso traz ainda mais crescimento, porque tu já está conhecendo a criança num todo do seu ser, conseguindo atingir o melhor desempenho e atendimento”.

Em relação ao novo prédio, a diretora disse que está contando as horas para a mudança, mencionando que ficou muito feliz quando teve a primeira conversa com Michel, e ele perguntou sobre o planejamento futuro do CRA. “Eu disse que o meu maior sonho seria vir pra cá, pela acessibilidade das nossas crianças, por estar mais perto da Secretaria e para desmistificar o que nesses 30 anos ainda vemos, que são pessoas que ainda dizem que não querem colocar seus filhos no CRA por acharem que é um lugar de louco. Então vai ser melhor, pois a maior parte das nossas crianças são daqui e da zona rural, das 150 que atendemos quase 80% ficam mais próximas daqui ou aqui mesmo e vai facilitar bastante”, ressaltou.

Prefeito Folador, diretora Fabiana, secretário Michel e o presidente da Câmara, Gildo Feijó Foto: Sabrina Monteiro TP

O CRA oferece atendimento na área da fisioterapia, fonoaudiologia,  psicomotrocidade, psicopedagogia, arte e educação.  Na oportunidade, Fabiana informou que estão lutando há algum tempo para a ampliação de atendimento na área de fonoaudiólogo, citando que também querem Terapia Ocupacional que é importante para as crianças, mas que na região são poucos os profissionais nesta área. “Ampliar nestes dois sentidos, que é a nossa maior demanda hoje”, concluiu.

A comemoração contou com brinquedos infláveis, apresentações musicais, dança coletiva e foi finalizada pelo show com o grupo Orgulho Gaúcho.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook