
O fornecimento de energia elétrica foi prejudicado em diversas cidades do Estado Foto: Joanes Araújo/Especial TP
O temporal do último sábado (29) causou uma série de transtornos em toda a região de cobertura do TP, principalmente no que tange a fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água.
Em contato com o Setor de Operações da Gerência Regional da Companhia Estadual Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), sediada em Bagé, esta informou que na tarde desta segunda-feira (1º) ainda estavam sem energia elétrica 1.860 clientes na região, sendo 1,2 mil em Candiota, 300 em Pinheiro Machado e 360 em Pedras Altas.
Entre os principais problemas, segundo a CEEE, estão a queda de postes em razão dos fortes ventos e cabos arrebentados, o que necessitou a mobilização de sete equipes de trabalho para atuar na região. A previsão era de normalização de 90% dos serviços até o final do dia.
CANDIOTA – A fragilidade e precariedade do sistema de abastecimento de água das comunidades da João Emílio e Vila Operária, em Candiota, deixaram novamente as duas localidades sem abastecimento de água no fim de semana. A soma do alto consumo ocorrido durante o dia de sábado (29) e a queda de energia elétrica durante o temporal à noite, deixaram a João Emílio por 24h sem água e a Vila Operária por quase 48h. Segundo explica o chefe do Setor de Saneamento do município, Márcio Lopes, durante o sábado houve interrupção no fornecimento porque o sistema não deu vencimento devido ao alto consumo. “Com isso, tivemos que interromper. Quando estávamos com os reservatórios quase cheios, faltou energia”, explica.
Conforme Márcio, queimou o transformador que alimenta de energia elétrica a captação de água bruta na barragem da Vila Operária – esta também dá suporte para o abastecimento da João Emílio. Devido a alta demanda da CEEE, o equipamento só foi trocado na madrugada de segunda-feira (1º), tendo a água sido restabelecida na Vila Operária somente próximo às 12h.
Além disso, o Setor Operacional da Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda (Coopersul), que atende parte da área rural de Candiota, informou que moradores do assentamento São João continuavam sem energia elétrica na tarde desta segunda-feira (1º). Quanto a destelhamento de prédios, foi repassado ao TP o registro na escola Neli Betemps, localizada na João Emílio, causando o cancelamento das aulas do período noturno do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA).
DEMAIS LOCALIDADES – Em Pedras Altas, o prefeito Bebeto Perdomo informou que ao menos duas regiões estão sem energia elétrica. Há registros de quedas de postes nas localidades do São Diogo e do Glória.
Em Pinheiro Machado, o cenário foi o mesmo do último temporal. Em contato com o coordenador municipal da Defesa Civil, Jackson Cabral, os maiores problemas foram causados nas estradas do interior. Além disso, o município ficou sem energia elétrica por cerca de 3h e o abastecimento de água também foi prejudicado. De acordo com informações da equipe da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o serviço foi reestabelecido de forma integral na tarde de domingo (30).
Em Hulha Negra, os ventos fortes trouxeram prejuízos para os moradores. Além do vento, a água da chuva alagou algumas casas. A Secretaria de Obras prestou auxilio às famílias necessitadas, além de desentupir valas e bueiros na sede do município. Já no interior, o vento trouxe estragos. No Assentamento Boa Amizade, a casa de uma produtora ficou sem parte do telhado. Segundo apurado pelos servidores da Secretaria de Obras, o vento arrancou e danificou 12 telhas e 10 cumeeiras. A equipe da Prefeitura esteve no local e cobriu o telhado com lona preta, bem como alguns móveis. O Executivo vai buscar auxílio junto à Defesa Civil.

Casa ficou parcialmente destelhada em Hulha Negra Foto: Joanes Araújo/Especial TP
De acordo com o Setor Operacional da Coopersul, responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município, ainda estão sendo contabilizados os estragos na região, o que não permitia repassar o número de clientes afetados. Segundo informações, houve registros de postes caídos, cabos de média tensão arrebentados e transformadores avariados. Cerca de oito equipes estão trabalhando para solucionar os problemas de falta de energia e o objetivo era a conclusão de 99% dos serviços até o início da noite desta segunda-feira (1º).