Quarenta alunos concluíram os cursos de qualificação de nível pós-técnico oferecidos por meio da parceria entre a Engie, empresa que está instalando a Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) em Candiota, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). A formatura das primeiras duas turmas aconteceu no dia 29 de julho, em Bagé. Os 40 formandos, sendo 24 do curso de “Processos de Geração de Energia” e 16 do curso de “Eletromecânico de Manutenção” concluíram a formação de 800 horas/aula. O currículo foi estruturado de forma a proporcionar aos alunos conhecimentos básicos em matemática, química e termodinâmica, além de preparar para as demandas de conhecimento em uma usina térmica, com disciplinas de geração de energia, instrumentação industrial, meio ambiente, combustíveis e combustão, máquinas elétricas, controle de processos industriais e visão institucional.
Dos 40 formandos, 25 foram selecionados para estágios remunerados em termelétricas da Engie. O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, disse que os cursos visam à qualificação da mão de obra regional, atendendo as demandas futuras da operação e da manutenção da Pampa Sul, mas que não são garantia de contratação imediata para atuar na nova usina.
Durante a formatura, o gerente regional no Rio Grande do Sul da Usina Termelétrica Charqueadas (UTCH), Renato Schmidt Barbosa, destacou a força de vontade dos alunos em buscar novas oportunidades de formação profissional. “O que nos move são os desafios. Ver o brilho nos olhos dos alunos que, na busca por conhecimento, nos acompanharam até o final desta jornada, é recompensador”, assinalou.
Para saber sobre inscrições em novas turmas leia aqui.