SOLIDARIEDADE

Cerca de 80 bolsas de sangue foram coletadas durante Feira de Saúde em Candiota

Hemopel e Secretaria de Saúde de Bagé foram responsáveis pelas coletas

Personagens como o Homem Aranha, marcaram presença e chamaram a atenção Foto: Sabrina Monteiro TP

O último sábado (5) foi de cuidado e amor ao próximo no município de Candiota, com a realização da primeira Feira da Saúde juntamente com a campanha de Doação de Sangue. A ação aconteceu na sede da cidade, com realização da Prefeitura municipal por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) e a Secretaria de Saúde de Bagé.
Divididas entre a Unidade Básica da sede do município, e também no prédio da Saúde Mental, as atividades contaram com a presença do público candiotense durante o dia inteiro.

O PIM realizou oficinas com as crianças durante o evento Foto: Sabrina Monteiro TP

O evento contou com pesagem do Bolsa Família, oficinas realizadas pela Primeira Infância Melhor (PIM), vacinação, adoção animal e apresentação dos Talentos da Terra. Além disso, os pequenos puderam se divertir nos brinquedos disponibilizados, e também registrar uma bela foto com alguns personagens presentes.

Os filhotes aproveitaram a oportunidade e foram em busca de uma nova família Foto: Sabrina Monteiro TP

DOAÇÃO DE SANGUE

Boneca Susi não deixou de contribuir com o próximo Foto: Sabrina Monteiro TP

Durante o dia, a UBS recebeu diversas pessoas que tinham apenas um objetivo, ajudar e salvar o próximo. Com isso, cerca de 80 bolsas de sangue foram coletadas, porém, no total, 100 pessoas compareceram no local para fazer a diferença, mas algumas delas não passaram na triagem realizada antes da doação.
Em conversa com a equipe do Tribuna do Pampa, a assistente social do Hemopel, Cátia Schmidt, que fez os preparativos e supervisionou as doações durante o dia inteiro, destacou a ação no município com grande relevância. “Os cidadãos de Candiota, assim como todos os envolvidos nessa campanha, estão de parabéns pelo engajamento e colaboração para que fosse atingido êxito”, disse. Na oportunidade, a profissional também ressaltou que a cada doação, quatro vidas podem ser salvas, enfatizando que o sangue é insubstituível para a saúde de todos.
Entre as inúmeras pessoas que passaram pelo local, uma das histórias que chamou a atenção foi a do jovem Oseias Alves Filho, 17 anos, que completou sua terceira doação. Em seu depoimento, Oseias informou que começou a ser doador para perder o medo de agulhas, e principalmente por ter o sangue O-, que é compatível com todos os tipos sanguíneos. “Se eu não doar sangue estou sendo egoísta. Comecei a ter vontade de ser doador desde criança”, contou. Ele fez a boa ação pela primeira vez assim que completou 16 anos, que é a idade mínima permitida com a autorização dos pais ou responsáveis.

Oséias doou sangue pela terceira vez Foto: Sabrina Monteiro TP

Em relação ao evento, o secretário de Saúde Fabrício Moraes, agradeceu as pessoas envolvidas para que fosse possível a realização. “A primeira feira superou todas as nossas expectativas, e já estamos pensando na próxima e no que podemos melhorar. Agradeço a confiança do prefeito Folador, que sempre nos dá autonomia para o trabalho. Por fim, agradeço a equipe da Hemopel e a doutora Lidiane que ficou responsável por acompanhar os doadores, e toda a nossa equipe da Secretaria”, finalizou, reforçando a presença de cada um.

Secretário Fabrício também fez sua parte doando sangue Foto: Sabrina Monteiro TP

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook