SAÚDE

Saúde de Candiota afirma que caso de varíola em Bagé não trabalha no município

Segundo informado, paciente passou pela cidade há cerca de 20 dias

Na tarde desta quinta-feira (15), a Secretaria de Saúde de Candiota, por meio da coordenadora de Atenção Básica, enfermeira Ariadne Meira, informou ao Tribuna do Pampa, que não confere a informação repassada pela manhã pela Secretaria de Saúde de Bagé, de quem um trabalhador de Candiota, residente de Bagé, seria o caso zero da varíola dos macacos na maior cidade da região.

A informação havia sido repassada pelo secretário-adjunto de Saúde de Bagé, o médico Ricardo Necchi, ao explicar sobre dois casos confirmados da doença na cidade. Segundo a enfermeira Ariadne, “o paciente em questão não trabalha em Candiota, mas sim, visitou o município há cerca de 20 dias”.

Em nova conversa com Necchi, à tarde, o médico confirmou ao jornal que o paciente realizou trabalhos em Candiota.

BAGÉ – O caso considerado número zero da Rainha da Fronteira, é de um trabalhador de uma metalúrgica de Bagé que esteve em viagem a São Paulo e Porto Alegre há 15 dias. “A esposa desse homem, uma comerciante de 26 anos de Bagé, apresentou sintomas da monkeypox e procurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ocasião em que teve material coletado e resultado positivo para a doença. A mulher, assim como a filha, também estão isoladas junto ao homem que não é mais considerado contaminante por não ter mais lesões. Em razão disso, ele não teve  material coletado para exame”, explicou Necchi.

CANDIOTA – O TP, conforme informado via site, contatou a Secretaria de Saúde de Candiota para verificar possíveis ações preventivas sobre a doença, e conforme o secretário Fabrício Moraes, o Bibi, no mês de agosto, alguns profissionais da rede básica foram capacitados quanto as normativas para manejo de caso, coleta oportuna de material das lesões e iniciando vigilância para possíveis casos suspeitos na cidade. O gestor ainda explicou que o manejo e os sistemas adotados são semelhantes à Covid-19. “Iremos intensificar essa vigilância com todas as equipes já que foi constatado caso na região. Haverá uma divulgação quanto aos sintomas para a população e esclarecimento de dúvidas”, afirmou.

 

Comentários do Facebook