EDUCAÇÃO

Chamada Pública credencia fundações de apoio à Unipampa

As inscrições ficam abertas até o dia 24 de junho

Está aberta a Chamada Pública para Fundações de Apoio, previamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que busquem contribuir e dar suporte especializado às ações de ensino superior junto à Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O credenciamento de interesse terá vigência de dois anos e o prazo de inscrição vai até às 12h do dia 24 de junho.

Conforme explica o pró-reitor adjunto de Planejamento e Infraestrutura, José Rojas, as fundações credenciadas e a Unipampa terão benefícios positivos, pois, os órgãos públicos e privados credenciados irão auxiliar nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, e isso proporcionará à universidade o oferecimento de recursos que fortalecerão as empresas no conhecimento científico e tecnológico.

Esta visão é sustentada também pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que em nota eletrônica, apoiou as futuras parcerias: “representam um caminho eficaz para a interação da Universidade com o setor produtivo, com órgãos dos Governos e com entidades da sociedade civil, especialmente no que tange à ciência, à tecnologia e à inovação”. Para a Unipampa, além de receber auxílio financeiro nas pesquisas, possibilitará um maior engajamento entre o campo acadêmico e a sociedade, com divulgações das atuações científicas e tecnológicas.

REQUISITOS – Para realizar a inscrição, a fundação interessada deverá apresentar a documentação referente ao seu tema, conforme artigo 8 do Edital nº 150/2019. Essa entrega pode ser feita pessoalmente ou pelos correios, em envelope fechado, com carta de encaminhamento, para o Setor de Arquivo e Protocolo Geral da Unipampa, localizado na Rua Monsenhor Constábile Hipólito, n° 125, Centro, Bagé, Rio Grande do Sul, CEP 96.400-590.

As fundações interessadas no credenciamento devem demonstrar interesse legítimo na realização de parceria com a Unipampa; estar registrada e credenciada como fundação de apoio, por ato conjunto do MEC e do MCTIC, e constar como fundação de apoio de Universidade Federal sediada no estado do Rio Grande do Sul; estar em dia com as certidões negativas federal, estadual e municipal; estar em dia junto ao Ministério Público Federal e Estadual; ter sede própria e quadro de pessoal; ter experiência comprovada no suporte e gerenciamento de projetos; ter como finalidade, em seus atos constitutivos, apoiar projetos de pesquisa, inovação, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e, inclusive, na gestão administrativa e financeira necessária à execução desses projetos; estar constituída na forma de fundação de direito privado, sem fins lucrativos, regida por estatuto, cujas normas disponham expressamente a observância dos princípios da administração pública.

Para mais informações, consulte o Edital nº 150/2019, referente à chamada pública, que está disponível no site unipampa.edu.br.

Comentários do Facebook