
Defesa Civil verificou os estragos causados pela chuva Foto: Divulgação TP
O acumulado de chuvas no estado causou diversos estragos, principalmente alagamentos e enchentes em vários municípios, deixando uma infinidade de famílias desabrigadas e desalojadas. Em Pedras Altas, Cidade do Castelo, o excesso de chuvas, chegando a aproximadamente 380 milímetros, muito acima da média mensal, felizmente não causou alagamentos na área urbana, porém as estradas ficaram bastante comprometidas.
Muito barro, buraco e pontes comprometidas é o resultado das chuvas no município. A Defesa Civil Regional, através do coordenador adjunto, sargento João Domingues, compareceu no município no fim de semana, para avaliar a situação e orientar o Executivo.

Prefeito Bebeto acompanhou o coordenador adjunto da Defesa Civil, sargento Domingues Foto: Divulgação TP
Em entrevista ao TP, Domingues informou que entre os danos causados pelas chuvas no município, foram detectadas interrupções em alguns pontos nas estradas rurais com danos em estradas, pontilhões e bueiros, sem levantamento de danos na área rural (residência e agricultura), o que prejudica 60 famílias. “Fizemos uma avaliação e agora o município está fazendo um levantamento de dados materiais, pois o município realizou reparos nas estradas e já prestou contas, e humanos, tais como se há prejuízo no direito de ir e vir da comunidade e na agricultura. Esses dados serão colocados no Formulário de Informações de Desastres (Fide) para possíveis necessidades”, explicou o sargento.

Estradas ficaram bastante comprometidas Foto: Divulgação TP
O prefeito de Pedras altas, Bebeto Perdomo confirmou ao TP as avaliações feitas pela equipe do Executivo e mostrou preocupação. “Alguns lugares ficaram bastante comprometidos, teremos que, assim que possível, atuar nas estradas. Estamos fazendo levantamento de prejuízos para solicitar recursos junto ao governo do Estado e primeiramente iremos decretar Situação de Emergência a nível municipal”, afirma. O município de Pinheiro Machado também integra a mesma coordenadoria da Defesa Civil, porém, segundo o sargento Domingues, nenhum comunicado foi feito por parte do município à Defesa Civil.