O Clube Audax Bagé realizou no último sábado, 27, mais uma prova de resistência de longa distância (brevet) neste ano de 2016. Desta vez, a prova foi de 400km. Anteriormente duas provas já haviam sido realizadas. Em abril, o desafio foi de 200km, quando os ciclistas fizeram um percurso de ida e volta entre Bagé e Pinheiro Machado e em maio de 300km, indo e voltado de Bagé até Melo, no Uruguai.
Na prova de sábado, os competidores saíram de Aceguá, pela BR-153, foram a Caçapava do Sul e depois retornaram a Bagé. Os candiotenses Patrique Gonçalves, Tiago Britto e Sérgio Gabriel Cardoso (Serginho) participaram da prova e conseguiram completar o percurso depois de 20 horas pedalando.
Segundo Serginho, dos 95 ciclistas que largaram, 60 conseguiram terminar a prova. O trio da Capital Nacional do Carvão treinou dois meses para a competição, que é homologada pela Audax Club Parisien (ACP). “O nosso sentimento é de superação e satisfação por ter alcançado o resultado”, assinala Serginho.
O próximo desafio acontece em 21 de outubro, num percurso de 600km, com ida e volta entre Bagé e a praia do Cassino, em Rio Grande.
BREVETS – Brevets são os estágios reconhecidos pelo Audax Club Parisien (ACP) e Les Randonneurs Mondiaux (LRM). No mundo, os brevets sancionados pelo ACP, são conhecidos como “BRM”, que significa Brevets Randonneurs Mondiaux.
O participante que concluir todo o percurso no tempo limite estabelecido, recebe e “brevet” ou a “homologação” dessa prova. O tempo máximo global para cada percurso segue uma tabela (ver abaixo). Neste tipo de pedalada existem Postos de Controle (PCs), com horário de abertura e de fechamento pré-determinados. Cada ciclista recebe uma carta de rota com o percurso e localização dos PCs e o “Passaporte” que será carimbado e inserido o horário de passagem no respectivo posto.
Para provas de 200km, o tempo máximo é de 13h30; de 300km, 20h; de 400km, 27h; de 600km, 40h; de 1.000km, 75h; e 1.200km, 90h.