VOLUNTARIADO

Clube de Desbravadores atua desde agosto em Hulha Negra

Em Hulha Negra, grupo é composto por 26 jovens, divididos entre unidades femininas e masculinas

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Diretoria do Clube de Desbravadores: João Bandeira, Joice Bandeira, Lorena Romero, Binho Jesus, Kelly Bandeira, Daniela Lacerda e Júnior Bandeira Foto: Divulgação TP

Com o objetivo de res­gatar valores morais e sociais, tiveram início no mês de agosto, em Hulha Negra, as atividades do Clu­be Desbravadores. Presente em mais de 160 países, conta atualmente com 90 mil se­des e mais de dois milhões de participantes. O grupo existe oficialmente desde 1950 como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.

Em Hulha Negra, a diretoria é formada pelo di­retor, João Bandeira (sargen­to da Brigada Militar), Kelly Bandeira (diretora associa­da), Júnior Bandeira (diretor associado), Lorena Romero (secretária), Joice Bandeira (tesoureira), Diógenes Eglon (capelão), Daniela Lacerda (conselheira) e Binho Jesus (conselheiro), além do apoio do líder Cassio Medeiros, da coordenadora regional Vanessa Flores, distrital Manuela Domingues e se­cretaria regional Rafaela Domingues.

O Clube de Des­bravadores Hulha Negra conta com 26 desbravadores cadastrados, divididos por unidades, sendo a femini­na e masculina. Conforme explicou em entrevista ao TP a diretora associada Kelly Bandeira, o grupo, que desenvolve um traba­lho totalmente voluntário, surgiu para auxiliar os jo­vens. “Buscamos ajudar essa gurizada a se desenvolver fisicamente com atividades que estimulem a vontade de se exercitar, cuidar da saúde e desenvolver o intelecto, através de especialidades feitas no clube que são di­vididas em grupos como: arte e atividades manuais, atividades agrícolas, ciência e saúde, estudo da natureza, habilidades domésticas e atividades profissionais”, explicou a diretora.

Grupo também recebe ensinamento teórico. Na foto, o diretor João Bandeira com os alunos Foto: Divulgação TP

Os Desbravadores funciona todos os domingos, das 9hs às 11h30 no ginásio municipal de Hulha Negra. Segundo Kelly, ainda estão sendo aceitas inscrições, basta acompanhado dos pais ou responsáveis no ginásio municipal, no horário dos encontros portando RG, CPF e carteira de vacinação. “Nosso trabalho é feito com amor e todas as crianças, independentemente de reli­gião, são aceitas”, enfatizou Kelly.

DESBRAVADORES – Me­ninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de dife­rentes classes sociais, raça e religião. Reúnem-se uma vez por semana para apren­der a desenvolver habilida­des e o gosto pela natureza. Vibram com atividades ao ar livre, gostam de acampa­mentos, caminhadas, escala­das, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo, demonstram habilidade com a disciplina através de ordem unida, e tem a criatividade desper­tada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.

Os integrantes do grupo também trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. São preparados para pres­tar, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem procuram de­senvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, fazem muitos amigos.

Atividades acontecem todos os domingos no ginásio municipal Foto: Divulgação TP

Grande parte do programa do clube de Des­bravadores é construído em torno de atividades físicas, ao ar livre e hobbies, porque os jovens entre 10 e 15 anos de idade estão num estágio de crescimento e desenvol­vimento físico muito rápido. Atividades que envolvam contato com a natureza, ação, aventura, desafio e atividades em grupo, ofe­recem oportunidades para o desenvolvimento de novas atitudes e habilidades que produzem o crescimento pessoal, de equipe e espírito de comunidade, além do amor pela natureza, que fazem parte do tripé da cida­dania e lealdade, que prega o respeito para com Deus, à Pátria, e ao próximo.

Comentários do Facebook