Cocriarão, Cooperação, Cooperativas e a sustentabilidade

Muitos são os caminhos que se apresentam para a sociedade na busca da sustentabilidade, conduto, a grande maioria deles traz na sua essência a necessidade, cada vez mais latente, de unimos esforços em prol de novas soluções.
Antigamente, no ramo industrial, era esperado que uma organização desenvolvesse internamente todas suas necessidades de insumos. Nesta linha a grande montadora FORD chegou a ter uma empresa no Brasil para produzir a borracha para os pneus de seus carros. Hoje, é impensável este modelo, pois as empresas estão cada vez mais focadas em seus produtos. Logo, a criação de uma grande cadeia de inovação é capaz de reduzir o tempo de lançamento de um novo de produto.
Esse novo modelo ganha o nome de Cocriarão, e é encontrado onde várias empresas aplicam seus melhores esforços, para desenvolver seus melhores produtos, que serão parte de um grande novo produto. Isso serve para avião, carro, celular, etc..
Já na Cooperação encontramos um nível mais baixo de propósito, mas ainda assim temos um alto nível de engajamento. Na cooperação, as empresas assumem um propósito específico, mas ele será desenvolvido de forma paralela as demais demandas das empresas.
Por fim a Cooperativa, onde as pessoas físicas se unem para criar uma empresa, dividindo entre elas as responsabilidades e os ganhos gerados no negócio.
O que isso tudo tem com a sustentabilidade? Tudo!Através da destas soluções, estamos reduzindo o desperdício, ao mesmo tempo que estamos desenvolvendo a economia local, dando oportunidade a pequenas ou novas empresas de participarem de algo que sozinhas não teriam condições.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook