ELEIÇÕES 2016

Coligação “Uma nova opção”

Série de resportagens do Tribuna do Pampa mostra as propostas dos candidatos a prefeito da região nas áreas de Saúde, Educação e Infrestrutura Urbana e Rural

Ester e Erni são candidatos a prefeita e vice pela coligação

Ester e Erni são candidatos a prefeita e vice pela coligação Foto: Divulgação TP

A coligação “Uma nova opção” é encabeçada pela atual vice-prefeita de Hulha Negra, Ester Koster, e tem Erni de Picolli como candidato a vice-prefeito, ambos do PTB.

SAÚDE – Com relação à saúde, Ester promete investir muito nessa área, com a contratação de mais médicos e reestruturação do atendimento, tanto para as populações da sede como do interior do município. Para isso, ela diz que, se eleita, o número de fichas aumentará e a marcação de consultas, através de agendamento por telefone, será facilitada, evitando que os pacientes fiquem em filas desde a madrugada.

A petebista também pretende ampliar a distribuição de medicamentos básicos da farmácia do município e o número de exames especializados e de atendimentos com médicos especialistas fora de domicílio. Ela também planeja proporcionar qualificação permanente aos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), assim como fortalecer e ampliar os convênios com a Santa Casa de Caridade de Bagé, o Hospital da Colônia Nova, em Aceguá, e com centros de atendimentos especializados e de urgência e emergências. “Iremos realmente cuidar da saúde dos cidadãos hulhanegrenses, de forma humana e solidária como cada pessoa merece ser tratada. A saúde e a melhoria da qualidade de vida da população será uma das prioridades na nossa administração”, afirma a candidata.

EDUCAÇÃO – Ester propõe que o quadro de docentes do município seja qualificado permanentemente, de forma a garantir aos alunos uma educação de qualidade. “Com a respectiva valorização dos professores e demais servidores, mantendo sempre um diálogo aberto para o bem comum são a forma com que o PTB vai governar”, garante. Ela diz ainda que pretende concluir a construção das escolas rurais e viabilizar a escola de Educação Infantil. “São uma das 14 metas que temos para melhorar a vida dos hulhanegrenses no dia a dia”, destaca.

Sobre o transporte escolar, a candidata tem como proposta qualificar e realizar manutenção periódica nos veículos e estudar a possibilidade da implantação parcial do transporte escolar na sede do município. “Atendendo as reais necessidades dos alunos, garantindo um transporte com segurança e qualidade”, ressalta.

Ester se propõe ainda a melhorar e ampliar a Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município e qualificar a merenda escolar, com a inserção de alimentos oriundos da produção agroindustrial do município.

 

INFRAESTRUTURA URBANA E RURAL – Para melhorar a infraestrutura urbana de Hulha Negra, Ester frisa que será preciso revolver problemas estruturais importantes, como a pavimentação das ruas, a reforma e manutenção de pontes, e a ampliação da rede de esgoto através do saneamento básico. “São (ações) de extrema importância, pois garantem o direito de locomoção das pessoas, trazem segurança e embelezam a nossa cidade. Vamos buscar incessantemente projetos para o calçamento das ruas e vamos aplicar os recursos já existentes destinados a essas áreas. O que não podemos permitir é devolver ou perder os recursos já aprovados como os governos que já estiveram à frente da prefeitura de Hulha Negra fizeram. Essas artimanhas políticas, que muitos gestores utilizam, só atrasam o desenvolvimento do município e prejudicam a população que tanto necessita dessas obras”, avalia a candidata.

Buscar recursos financeiros, junto ao governo federal, para melhorar as condições das estradas do interior do município é outra meta que os petebistas querem colocar em prática. A intenção, segundo ela, é utilizar o quadro de funcionários da prefeitura e terceirizados, caso necessário, de forma a manter uma equipe de trabalho atuando na sede do município e outra na zona rural da cidade. Ester assinala que também pretende investir na melhoria dos acessos às áreas produtivas e dos corredores que dão acesso a um número reduzido de famílias. Suas propostas abrangem ainda: reformar e fazer a manutenção das pontes do interior do município, viabilizar o trânsito de maquinários agrícolas nas pontes e agilizar os serviços executados através do programa Caminhos da Produção.

Comentários do Facebook