CORONAVÍRUS

Com cartão SUS de Novo Hamburgo, paciente Covid internada em Candiota não foi vacinada

A Secretaria de Saúde de Candiota ainda luta para conseguir uma vaga de um leito clínico para a paciente de Covid-19, que está internada, de forma improvisada, no Pronto Atendimento (PA) 24h de Candiota, na Vila Residencial, desde a tarde desta terça-feira (12).

A idosa de 73 anos tem seu cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) oriundo da cidade de Novo Hamburgo (RS). Na reportagem divulgada pelo TP na noite desta terça (clique aqui para ver), o secretário de Saúde, Fabrício Moraes, o Bibi, informou que ela à principio teria tomado a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca e que ainda estaria esperando o período para a segunda dose. Na ocasião, Bibi afirmou que não podia confirmar a informação, porque ainda dependia da consulta a uma planilha que estava no Comitê de Operações de Emergência (COE). A planilha foi verificada nesta manhã e, segundo ele, a paciente não tomou nenhuma vacina contra a Covid-19. “Inclusive uma neta coloca que ela não quer receber doses”, informou Bibi.

De acordo com o gerente do PA 24h, Deivid Blanck, a equipe está atendendo a paciente na medida do possível, informando que ela passou bem durante a noite, mas segue utilizando oxigênio. Deivid explicou que a demanda de oxigenação dela é de um cilindro a cada meio dia e que até amanhã ele possui estoque, quando deve chegar mais um carregamento nesta quarta-feira (14).

O TP está em contato com médica responsável pelo COE Covid-19 da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Flávia Marzola, mas até o fechamento desta reportagem ela ainda não havia retornado às nossas mensagens.

Comentários do Facebook