CORONAVÍRUS

Internação por Covid-19 no Pronto Atendimento de Candiota é alerta sobre falta de leitos

O secretário de Saúde de Candiota, Fabrício Moraes, o Bibi, confirmou ao TP agora pouco, que uma paciente de 73 anos está internada desde a tarde desta segunda-feira (12) no Pronto Atendimento 24h da cidade, inclusive com suporte de oxigênio, por falta de leito clínico em Bagé.

Ela está ocupando a sala destinada para atendimento de infectados pelo novo coronavírus, que foi improvisada como leito clínico.

O gerente do Pronto Atendimento, Deivid Blanck disse que tudo que está ao alcance para o suporte à paciente está sendo feito. Porém, ele alerta que a situação do Brasil, como escassez de medicamentos também se reflete na instituição.

Segundo Bibi, já há uma sinalização da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de que amanhã ela possa ser transferida para um leito clínico do Hospital Universitário, em Bagé. Ela também está cadastrada no sistema estadual.

Até que a transferência aconteça, as equipes de Candiota e da Coordenadoria estão em contato para a aplicação de todos os protocolos e cuidados. “Ela está sendo bem cuidada, porém precisa ir para um hospital, pois ali não é o ideal. Nossa situação ainda é controlada, mas não é mais tão simples. Nos últimos dias tivemos um aumento de casos e a região já sente a falta de leitos. Pedimos que a população redobre os cuidados”, alerta Bibi.

O secretário ainda lembra que a vacinação tem avançado no município, com mais de 1,3 mil pessoas já imunizadas com a primeira dose e alcançando os maiores índices da região. “Por isso temos focado na vacinação e as doses que chegam são aplicadas em 48h no máximo. A vacina é o caminho e alternativa neste momento”, destaca.

Sobre a paciente internada, ele informou que à princípio ela recebeu a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca e ainda aguarda o intervalo para a segunda dose, que deste laboratório é maior que a CoronaVac/Butantan. “Mas só temos como precisar amanhã no COE, porque falta confirmar em uma planilha que está lá”, explicou.

Comentários do Facebook