Com surpresa que esta semana chegou a informação da demissão do então gerente da unidade da Corsan-Aegea de Pinheiro Machado, que também respondia por Pedras Altas. Contudo, não apenas houve a demissão, como a figura de uma gerência local foi extinta.
Em nota enviada pela Assessoria de Comunicação da Corsan, ela esclarece que “Pinheiro Machado e Pedras Altas passam a ser gerenciadas pelo coordenador Daniel Gautério, responsável também pelas unidades de Piratini, Cerrito e Pedro Osório. A decisão se deu por readequação de gestão da Companhia. A Corsan reafirma seu compromisso de dar melhoria contínua na prestação de serviço à comunidade”, assinala nota.
Vale lembrar, que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) teve seu processo de privatização concluído em julho de 2023, com a assinatura de um contrato de venda para o grupo Aegea. O leilão para a venda da empresa ocorreu em dezembro de 2022.
PREOCUPAÇÃO DA CÂMARA
O vereador Cássio Câmara (PP) foi o primeiro a ir às redes sociais mostrar sua indignação com a situação, temendo que aconteça com a Corsan-Aegea o que houve com a Equatorial. “Fomos pegos de surpresa. Não concordamos com a decisão, que é absurda, ser gerenciado por Piratini. Precisamos de alguém que conheça a nossa realidade, que no último ano trouxe o gerador para a barragem e resolveu um problema complexo de pressão de água na região do Cemitério. Daqui a pouco vai virar um postão 0800 como é a Equatorial (se referindo que só atende por telefone). E a gente se reporta a quem agora?”, indaga, questionando que qualquer problema que houvesse era repassado à gerência local e rapidamente se resolvia.
Na sessão ordinária de terça (18), por unanimidade, a Câmara aprovou uma moção de repúdio, em protesto ao fechamento da gerência pinheirense.

Representantes da Corsan-Aegea compareceram numa reunião convocada pelo presidente da Câmara pinheirense, Rogério Moura (Republicanos) Foto: Divulgação TP
Na manhã de quarta (19), a convite do presidente da Câmara, Rogério de Moura (Republicanos), a gerência regional da Corsan compareceu na Câmara para debater o assunto, quando novamente os parlamentares manifestaram sua discordância com a decisão. “Cobrei que o atendimento à população mantenha a mesma qualidade e agilidade que existia, especialmente nos serviços de urgência, evitando que os moradores fiquem desassistidos. A demissão do gerente pegou a todos de surpresa e isso nos preocupa, pois tememos que isso impacte negativamente no atendimento à população”, manifestou Rogério.
O vereador Mateus Garcia (PDT) após a reunião gravou um vídeo, manifestando igualmente preocupação. “Estamos diante de um problema. Nos preocupa porque temos uma experiência semelhante e desastrosa com a Equatorial”, disse.
CORSAN
O TP buscou ainda junto a Assessoria de Comunicação, entender melhor como se dará a partir de agora o funcionamento da empresa em Pinheiro e Pedras.
Segundo informado, as equipes locais seguem na mesma configuração, sem mudanças.
O atendimento ao público permanecerá também o mesmo, de forma presencial ao cliente na loja de Pinheiro Machado. Ele funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Unidade em Pinheiro Machado segue com atendimento presencial Foto: Gislene Farion/Especial
Em relação a mudança administrativa com um coordenador e não mais com um chefe de unidade em cada local, a Assessoria respondeu que “do ponto de vista da prestação de serviço e atendimento ao cliente, a Corsan está constantemente focada em melhorar a entrega e o relacionamento com o cliente e cada vez mais avançar com serviço de qualidade”.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO