INFRAESTRUTURA

Com um asfalto que nunca se conclui, parceria garante melhor acesso a Pedras Altas

Um convênio entre Pedras Altas, Pinheiro Machado e Candiota permite a recuperação da chamada estrada da Serrinha

Ato oficial de assinatura do termo de cooperação ocorreu junto a estrada Foto: J. André TP

Foi celebrado no fim da manhã desta terça-feira (24), um convênio de cooperação entre os municípios de Pedras Altas, Pinheiro Machado e Candiota, para a recuperação de um trecho de cerca de 18km entre a BR-293 e ERS-608, na chamada estrada da Serrinha.

A estrada permite uma ligação desde a BR (um pouco adiante da Serra dos Veleda, no sentido Pinheiro Machado-Pelotas) até a ERS-608, no trecho que já está asfaltado e que neste momento recebe um recapeamento (ver matéria aqui). Com isso, Pedras Altas possui um caminho mais curto e de melhor qualidade para chegar à rodovia federal, que lhe dá acesso ao restante do Estado.

CONVÊNIO – A Prefeitura de Candiota cedeu o cascalho de uma cascalheira de sua propriedade, que fica junto ao trecho em recuperação, com a promessa da Prefeitura de Pedras Altas fazer a devolução do material assim que o município vizinho requerer e precisar.

Já a Prefeitura de Pinheiro Machado está cedendo um rolo compactador para a operação, sendo que grande parte da estrada recuperada está dentro do território pinheirense, o que beneficia também mais de 10 produtores rurais ao longo da via.

Por fim, a Prefeitura pedrasaltense é a responsável pela obra, colocando todo restante necessário com um investimento próprio de cerca de R$ 30 mil.

Prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira, assina o convênio de cooperação entre os municípios Foto: J. André TP

PALIATIVO – Durante o ato de assinatura do convênio, que foi celebrado com um churrasco de carne ovina para operários e autoridades, o prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira, o vice-prefeito de Pinheiro Machado, Rogério Moura e o presidente da Câmara de Pedras Altas, Arildo Medeiros (proponente da ação), foram unânimes em afirmar que este tipo de obra só acontece por causa da omissão do Estado, que jamais concluiu o asfaltamento da ERS 608, ligando a Cidade do Castelo e a Terra da Ovelha pelo traçado original. “Os maquinários do nosso município, que são poucos, poderiam estar trabalhando nas estradas municipais, mas não, como não temos um acesso digno, precisamos fazer estas recuperações e adaptações”, reclamou Arildo, que agradeceu o entendimento do prefeito e do secretário de Obras local, Vagner Castro (Vaquinho), além do prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga e de Candiota, Luiz Carlos Folador.

Convênio permitirá a recuperação de cerca de 18km da estrada da Serrinha Foto: Divulgação TP

Para o vice pinheirense, que assinou o convênio pelo município, a situação é mais de indignação do que outra coisa. “A grande realidade é que só estamos aqui porque a ERS-608 nunca termina. Já estamos cansados das promessas dos sucessivos governos estaduais”, desabafou Rogério.

Além de agradecer à Candiota e Pinheiro, o prefeito Volnei, da mesma forma evidenciou que a obra só precisava estar sendo feita porque o asfalto da ERS-608 ainda não se concluiu. “Sentimos orgulho desta parceria, porém precisamos lembrar a nossa contrariedade de o Estado investir dinheiro do seu caixa em rodovias federais (ele se refere a decisão do governo estadual em repassar recursos ao governo federal para obras em BRs), enquanto Pedras Altas ainda não tem um acesso asfaltado. O prefeito Bebeto (Perdomo) lutou muito para ver isso concretizado e nós vamos seguir nesta luta. Não vamos desistir”, prometeu Volnei.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook