
Primeira reunião para elaboração do plano aconteceu na sede do Cideja, em Candiota, no mês de maio Foto: Arquivo TP
A primeira etapa do projeto referente à elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) de Candiota terá sequência no próximo sábado, 22. Nesse dia ocorrerão as primeiras leituras comunitárias sobre o plano no município. Os encontros serão realizados nos bairros São Simão, às 9h, na sede do Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca), e João Emílio, às 13h30, na Associação de Moradores.
O arquiteto da prefeitura, Victor Daniel Cabral Torres, menciona que essa etapa é importante para que seja possível identificar e entender a situação do município. “A leitura da cidade constitui um processo de identificação e discussão dos principais problemas, conflitos e potencialidades, do ponto de vista dos diversos segmentos sociais”, explica.
SAIBA MAIS – Representantes da Urcamp e das prefeituras de Candiota e de Hulha Negra assinaram, em maio deste ano, os convênios para a realização do projeto, que é custeado pela Engie Brasil Energia, empresa responsável pela Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) que está sendo instalada na localidade de Seival, em Candiota. A elaboração dos planos é um compromisso assumido pela empresa como uma das condicionantes para obtenção da Licença de Instalação (LI) da usina junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As prefeituras estão fornecendo dados estatísticos dos municípios para a universidade, para auxiliá-la nas produções dos materiais.
O arquiteto José Leonardo Castilho coordena a equipe da universidade que está executando o trabalho em ambas as cidades. O grupo é formado por oito bolsistas e 15 profissionais, entre eles arquitetos, engenheiros e administradores.