ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Começou a campanha política em Pinheiro Machado

De forma oficial, campanhas iniciaram no dia 30 e se estendem até o próximo dia 3 de julho

Oficialmente a campanha eleitoral em Pinheiro Machado completa uma semana neste sábado (5). Por conta do indeferimento da candidatura do ex-prefeito Carlos Betiollo (PSDB), que obteve a maioria dos votos nas eleições de 15 novembro do ano passado, mas incorreu na Lei da Ficha Limpa, Pinheiro Machado vive neste momento um novo pleito, as chamadas eleições suplementares, que foram marcadas pela Justiça Eleitoral para acontecerem no próximo dia 4 de julho. Neste dia, a Terra da Ovelha vai escolher prefeito e vice, que irão governar até 31 de dezembro de 2024.

Por conta da anulação da votação de 2020, o presidente da Câmara, vereador Ronaldo Madruga (Progressistas), assumiu a Prefeitura interinamente desde o dia 1º de janeiro deste ano.

Desde o domingo passado (30), que o calendário oficial abriu a campanha, podendo os candidatos pediram votos aos 10.140 eleitores aptos a votar até a véspera da eleição, no dia 3 de julho.

CANDIDATURAS – Até a tarde do último sábado (29), em convenções partidárias virtuais que haviam sido realizadas na quarta-feira (26), a configuração das candidaturas trazia de um lado Danúbio Peres (PDT) como prefeito e Lucel Betiollo (PSDB) como vice, com apoio do PT, e de outro, Rogério Moura (PSB) e Paulinho Alves (Progressistas), com apoio do MDB. Numa reviravolta, esta última chapa foi alterada tendo sido encabeçada pelo atual prefeito provisório Ronaldo Madruga e com Rogério indo para a vice.

Em conversa com o TP, Rogério revelou que a decisão de declinar da candidatura a prefeito partiu dele, dizendo que tomou esta decisão de forma consciente, madura e em conjunto com sua família e amigos. “Precisamos dar continuidade a grande administração que o Ronaldo está fazendo. Estou tranquilo que esta é a decisão mais correta para o momento”, assinalou.

CAMPANHAS – A chapa Danúbio e Lucel foi a primeira a aparecer nas redes sociais na última terça-feira (1º). A campanha foi aberta com um vídeo do ex-prefeito Carlos Betiollo, que lamentou a decisão da justiça em impedi-lo de assumir, porém ressaltando que todos os compromissos assumidos na campanha dele e de Danúbio, que na ocasião era seu vice, serão mantidos.
A campanha de Ronaldo e Rogério começou a aparecer nas redes sociais na quarta-feira (2).

CALENDÁRIO – Pelo calendário oficial, no próximo dia 14 de junho, 20 dias antes das eleições, é a data em que todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito e a vice-prefeito, inclusive os impugnados, deverão estar julgados pelo Juízo Eleitoral, e publicadas as decisões a eles relativas.

Outra data importante é 1º de julho (três dias antes das eleições), quando é último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre às 8 e às 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas. Neste dia também é último para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida a extensão do debate cuja transmissão se inicie nesta data e se estenda até as 7h do dia imediatamente seguinte.

Faltando dois dias das eleições, em 2 de julho, será o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral.

Na véspera da eleição, em 3 de julho, é o último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre às 8 e às 22h. É último dia, até as 22h, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata (essas vedadas por decreto municipal) ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

No dia 4 de julho, dia das eleições, a votação será aberta às 7h e encerrada às 17h.

Comentários do Facebook