OFERECIMENTO:![]()

Máscaras e álcool gel são obrigatórios nos estabelecimentos Foto: Silvana Antunes TP
Desde a semana passada, após a Prefeitura de Hulha Negra seguir a determinação estadual e autorizar a abertura do comércio varejista – considerados não essenciais – os locais estão abertos durante o período da tarde, das 13h às 19h. A orientação, porém, segundo havia relatado o prefeito Renato Machado, é para o cumprimento das normas sanitárias, com disponibilização de álcool gel 70% e uso de máscaras.
Nesta semana, a reportagem do Tribuna do Pampa, também tomando os cuidados necessários e utilizando máscaras, visitou pelo menos três pontos da cidade e conversou com os proprietários dos locais. Além de verificar o cumprimento das normas sanitárias, também foi constatado o sentimento dos lojistas após a reabertura dos estabelecimentos.
Com álcool gel no balcão disponível ao cliente que entrar na loja e usando máscara de proteção, Ana Deisi Veleda Garcia, da loja Center Confecções, falou sobre a importância da reabertura do comércio e de cada um faça sua parte. “Estamos tomando todos os cuidados necessários, mas não conseguimos atender o público do interior, pois a maioria não pode esperar. Inclusive já nos foi solicitada a abertura também no outro turno, mas precisamos seguir a determinação legal. Poderia ter os dois horários, ou um pouco de manhã e outro pouco a tarde. Pessoal que vem de manhã, não está conseguindo pagar ou comprar”, relata a proprietária.
A reportagem do TP também conversou com a empresária Paula Souza, da loja Revelação, que ao ser questionada sobre a reabertura do comércio aliada as condicionantes sanitárias, disse que até o momento está sendo possível seguir as determinações. “Estamos conseguindo comprar álcool gel para dispor na loja para os clientes e como minha funcionária tem máquina, está confeccionando máscaras para usarmos, visto ser difícil encontrar em farmácias. Mas o uso da máscara é muito importante, não só para nós comerciantes, mas para todos os clientes, pois acredito ser a forma desse vírus não se alastrar e tornar trágico como em outros países, tendo em vista que nossa saúde ainda é precária”, relata, acrescentando que a conscientização por parte da população é importante, principalmente em filas de bancos, lotéricas e mercados.

Os locais estão abertos durante o período da tarde, das 13h às 19h Foto: Silvana Antunes TP
Paula também sugeriu o uso de máscaras por toda população e falou sobre as dificuldades. “Fica complicado permitir que o cliente entre sem máscara. Já estamos em uma situação bastante difícil, passamos quase 30 dias fechados. Para quem depende do dia a dia foi terrível, estou com praticamente todos os meus compromissos atrasados. Esse retorno está representando muita luta, temos que correr atrás do que está atrasado, além do que está chegando. Mercadorias estão com quase um mês de atraso, fábricas já anunciaram que vão atrasar as entregas. Não imaginava que seria tão difícil”, expõe.
Em nome dos demais empresários e fazendo referência a própria loja, Pedro Silveira, da JP Materiais de Construção e presidente da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acihune) de Hulha Negra, falou com a reportagem do TP nesta quarta-feira (22) sobre a reabertura do comércio. “Os lojistas ficaram felizes em poder reabrir, visto estarem enfrentando muitos prejuízos com pagamento de boletos sem fazer vendas ou receber contas. Acho que todos devem abrir desde que seja com os devidos cuidados. Acredito que a partir de agora todos irão cumprir com as exigências, inclusive a fiscalização realizada pela Prefeitura, onde também participei, foi de orientação e deve continuar. Na ocasião alguns comércios não estavam cumprindo todas as exigências, como utilização de máscaras ou álcool gel e receberam orientações. Única preocupação é com a lotérica que está com filas”, disse Silveira, mostrando as marcações feitas em sua loja e a disponibilização de álcool gel na entrada e no balcão de atendimento de clientes como forma preventiva ao novo coronavírus.

Loja de materiais de construção está com marcações no piso para auxiliar clientes Foto: Silvana Antunes TP
ABERTURA DE BARES – Na quarta-feira (22), um novo decreto emitido pela Prefeitura de Hulha Negra, alterou o artigo oitavo do decreto 2.379. Com o novo documento, bares ficaram autorizados a abrir das 15h às 21h, de segunda a sábado. Conforme o secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Hector Bastide, os locais também devem seguir as regras determinadas para restaurantes, com cumprimento de distanciamento entre clientes e questões sanitárias de higienização.