
Cmitiva se reuniu com o secretário Juvir Costella Foto: Divulgação
Em continuidade a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Herval para tratar da busca pela ligação asfáltica entre o município a cidade de Pedras Altas, pela ERS-608, no dia 18 de julho, foi entregue um dossiê ao governo do Estado com moções e apoio, conteúdos jornalísticos, pontos turísticos, assinaturas, depoimentos de moradores da localidade, entre outros documentos.
O documento foi entregue durante uma reunião realizada na última terça-feira (12), em Porto Alegre, com o secretário de Logística e Transportes Juvir Costella. Além do vereador hervalense Paulo César Martins Carvalho, o Passoca (MDB), que propôs a audiência pública e o início dos debates em busca da ligação asfáltica, integrou a comitiva a coordenadora do Fórum de Desenvolvimento Regional, Manejo das Águas e Combate aos Efeitos das Estiagens, a vereadora de Aceguá, Liziane Jardim (MDB), Lórem Pinto e Guilherme Barão, representando o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), as vereadoras de Pedras Altas Maria Eliane Azevedo e Nádia Venâncio (PT). Ainda participaram da reunião o assessor especial Lody Andriotti e chefe de Gabinete do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) Pablo Teixeira.
Segundo Passoca, durante a audiência, o secretário Costella avaliou o material, segundo ele, bem apresentado, e um próximo encontro deverá ocorrer com o vice-governador, Gabriel Souza, para que também aconteça a apresentação do material em busca de apoio estadual para a confecção do projeto.
Conforme o vereador, a luta teve início devido às condições de trafegabilidade da estrada que possui escola, comércio e muitas propriedades. “O trecho é intransitável, os municípios de Herval e Pedras Altas que costumam dar uma manutenção paliativa e deixar trafegável. Agora buscamos essa ligação asfáltica, que traria muitos benefícios a toda região. Não seríamos somente um município de chegada como acontece atualmente, mas também de passagem da população de diversas cidades”.
Importante lembrar, que segundo repassado anteriormente ao TP por Passoca, entre os dois municípios, a ERS-608 possui uma extensão de 49 quilômetros para pavimentação, mas que a busca de construção do projeto de pavimentação seria de cerca de 40 km, tendo em vista que o restante já está contemplado no projeto de asfaltamento pela rodovia Transcampesina.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO