ELEIÇÕES 2022

Convenções definem cenário político estadual e nacional

No Brasil, não havendo novas alterações, apresentaram nomes, 12 candidaturas a presidência da República e no RS são 10 ao governo do Estado

Com a realização das convenções partidárias, o cenário das eleições gerais de 2022 já está definido tanto em nível nacional como estadual.

BRASIL – No plano nacional,o deputado mineiro André Janones (Avante) desistiu em favor do ex-presidente Lula (PT), com possibilidade. O presidente do União Brasil (UB) e deputado Luciano Bivar desistiu de concorrer, sendo que seu partido lançou Soraia Tronicke. Assim, estão confirmados o presidente Jair Bolsonaro (PL), que vai a reeleição, tendo o general Braga Netto como candidato vice; o ex-presidente Lula (PT) com o ex-governador de SP, Geraldo Alckmin (PSB) como vice; o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), com Ana Paula Matos (PDT); a senadora sul-matogrossense Simone Tebet (MDB), tendo a senadora paulista Mara Gabrili (PSDB) como vice; José Maria Eymael (Democracia Cristã), Felipe D’Ávila (Novo), Leonardo Péricles (União Popular), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Soraia Trinicke (UB) e Roberto Jeferson (PTB).

CANDIDATOS A PRESIDÊNCIA

Lula (PT)

 

Jair Bolsonaro (PL)

 

Ciro Gomes (PDT)

 

Simone Tebet (MDB)

 

Eymael (Democracia Cristã)

 

Felipe D’Ávila (Novo)

 

Leonardo Péricles (União Popular)

 

Pablo Marçal (Pros)

 

Sofia Manzano (PCB)

 

Vera Lúcia (PSTU)

 

Roberto Jeferson (PTB)

RS – No Rio Grande do Sul também o cenário está definido. Uma das últimas dúvidas era qual caminho o MDB iria tomar, sendo que em votação apertada na convenção, venceu a tese de que o partido deveria integrar a chapa do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), indicando o deputado estadual Gabriel Souza como vice. A ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD) será candidata ao Senado na chapa Eduardo-Gabriel.
Ainda concorrem ao governo estadual: o deputado federal Onix Lorenzoni (PL), definiu como vice Claudia Jardim (PL), tendo o atual vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), como candidato ao Senado; o deputado estadual Edegar Pretto (PT), tendo na vice o vereador portoalegrense Pedro Ruas e como candidato a senador, o ex-governador Olívio Dutra; o senador Luiz Carlos Heinze (Progressistas), tendo como vice a vereadora portoalegrense Tanise Sabino (PTB) e como candidata a senadora, a também vereadora de Porto Alegre, Comandante Nádia (Progressistas); o ex-deputado federal Vieira da Cunha (PDT), terá como vice a vereadora de Passo Fundo e professora Regina Costa (Avante) e apoiará ao Senado, o professor aventista Ronaldo Teixeira; O PSTU vai com chapa pura e só de mulheres composta por Rejane Oliveira a governadora, Vera Rosane vice e Fabiana Sanguiné ao Senado; e a chapa do PCB com Carlos Messalla para governador e Edson Canabarro para vice, sem candidatura ao Senado. O PSB, com a desistência do ex-deputado federal Beto Alburquerque, definiu que quem vai substituí-lo, é o ex-vice-governador Vicente Bogo, tendo Josi Paz de vice e Airton Ferronato ao Senado. Também está na disputa, Roberto Argenta (PSC), tendo como vice, Nivea Rosa, do Solidariedade e apoio ao Senado para Maristela Zanotto (PSC).

Ainda não foi divulgado o número exato de quantas candidaturas estarão disputando as 31 vagas para a Câmara Federal e as 55 na Assembleia Legislativa.

CANDIDATOS AO GOVERNO DO RS

Eduardo Leite (PSDB)

 

Onix Lorenzoni (PL)

 

Edegar Pretto (PT)

 

Luiz Carlos Heinze (Progressistas)

 

Vieira da Cunha (PDT)

 

Rejane Oliveira (PSTU)

 

Carlos Messalla (PCB)

 

Vicente Bogo (PSB)

 

Roberto Argenta (PSC)

REGIÃO – Na região, seis nomes concorrem à deputação estadual, sendo quatro de Bagé, um de Pinheiro Machado, um de Candiota e um de Dom Pedrito: deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), ex-vereadora Adriana Lara (PL), vereador Caio Ferreira (PDT), ex-vereador Ricardo Cougo, o ex-vereador pinheirense André Kisiuco (Republicanos), a candiotense Adriana Winkel (PSDB) e o vereador pedritense Patrício Anunes. Para Câmara Federal são três candidaturas e todas bageenses: deputado federal Afonso Hamm (Progressistas) e vereadores Lelinho Lopes (PT) e Beatriz Souza (PSB).

REGISTRO – Até o próximo dia 5 de agosto é possível a realização de convenções e o pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. Para quem já teve seu nome homologado por convenção, já é possível divulgar a candidatura. As eleições acontecem no dia 2 de outubro e um eventual segundo turno está marcado para 30 de outubro. Presidente e governadores eleitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2023.

* Matéria atualizada com relação ao impresso

Comentários do Facebook